Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Paciente candidato à cirurgia eletiva, hipertenso controlado com betabloqueador e bloqueador de canal de cálcio. Qual a conduta apropriada no pré-­operatório?

A
Suspender apenas o bloqueador do canal de cálcio 48 horas antes.
B
Suspender apenas o beta­bloqueador 48 horas antes.
C
Manter as medicações.
D
Suspender os dois fármacos 48 horas antes.
E
Associar diurético ao esquema em uso 48 horas antes.
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas: A- Bupropiona B- Vareniclina C- Clonidina D- Terapia de reposição da Nicotina 1- Risco de convulsões. 2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar. 3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva. 4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Tríade característica de Glomerulonefrite difusa aguda.
Mulher de 50 anos apresenta sinusites de repetição e quadro crônico de tosse com hemoptise. A radiografia de tórax mostra infiltrados pulmonares difusos, a proteinúria de 24 horas vale 1,8 gramas, a creatinina sérica é de 1,6 mg/dl. A pesquisa de bacilos álcool-ácidos resistentes no escarro é negativa e o anti-HIV é não reagente. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deve-se dosar anticorpo anti:
Uma mulher de 30 anos de idade foi vítima de colisão de auto. Estava usando cinto de segurança. Chega ao pronto-socorro em condições estáveis. Na avaliação secundária notou-se hematúria franca. A cistografia mostrou ruptura extraperitoneal de bexiga, que não envolvia o trígono vesical. O FAST foi negativo e a paciente não tinha sinais de irritação peritoneal. Tratamento desta lesão:
Compartilhar