Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Paciente chega à sala de emergência de hospital sem serviço de hemodinâmica, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivel do segmento ST, com 4 ho­ras de evolução da dor. Em qual das situações abaixo, seria possível indicar a aplicação de trombolítico?

A
História de AVC hemorrágico há 18 meses
B
História de AVC isquêmico há 6 meses
C
Idade de 76 anos
D
Suspeita de dissecção aórtica
E
Pressão arterial = 200/120 mm Hg
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:
São critérios diagnósticos para a doença de Kawasaki todos os abaixo, exceto:
Hiroito, 3 anos, compareceu ao consultório de sua pediatra com quadro de febre há mais de cinco (05) dias, a qual não respondeu ao uso de antibióticos, lesões orolabiais, hiperemia conjuntival, não exsudativa, exantema eritematomaculopapular, além de trombocitose. O garoto evoluiu com aneurisma coronariano. Qual a hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL?
Compartilhar