Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente chega ao pronto socorro queixando de sangramento transvaginal há quatro dias. Informa que iniciou piora da quantidade de fluxo há três horas associada com uma dor de forte intensidade e que depois houve melhora da dor com diminuição do sangramento. Apresentava atraso menstrual de sete semanas, não usava método contraceptivo, é casada e secundigesta. Ao exame físico: colo fechado, sangramento transvaginal de discreta quantidade, útero de volume menor que o correspondente á idade gestacional. Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e a conduta respectivamente.

A
Abortamento inevitável. Dilatação e esvaziamento por sucção (AMIU) ou curetagem.
B
Ameaça de abortamento. Repouso, controle com ultrassonografia transvaginal e pré-natal.
C
Abortamento incompleto. Dilatação e esvaziamento por sucção (AMIU) ou curetagem.
D
Aborto completo. Controle com ultrassonografia transvaginal para confirmar “útero vazio”.
E
Abortamento Oculto. Controle com ultrassonografia transvaginal e dilatação e esvaziamento por sucção (AMIU) ou curetagem se for necessário.
Sobre as úlceras pépticas é CORRETO afirmar:
Com respeito à hipertensão arterial é CORRETO afirmar:
Assinale a assertiva correta sobre endometriose pélvica:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Mulher de 23 anos, tentando gestar pela primeira vez, consultou por ter apresentado cólicas importantes e eliminação de coágulos volumosos há 2 dias. Referiu que há 3 semanas a dosagem ß-hCG fora positiva e a ultrassonografia revelara saco gestacional intrauterino sem presença de embrião. Ao exame físico, observou sangramento vaginal moderado. Ao exame especular, o colo estava aberto e, ao toque, o útero estava amolecido, mas não aumentado. Trata-se provavelmente de um aborto ______ por fatores _______, sendo ________ esvaziamento do útero.
Compartilhar