Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Obstetrícia

Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo. Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?

A
Solicitar teste de avidez para IgG.
B
Usar espiramicina durante a gestação.
C
Observar evolução natural da doença
D
Solicitar teste de avidez para IgM.
E
Interromper a gestação.
Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:
O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:
Um homem de 50 anos é internado com quadro de hemorragia digestiva baixa de grande volume. A causa mais provável é:
Sobre vacinação em criança, marque o correto: I. A vacina tríplice viral não é aplicada com 6 meses de idade. II. Uma criança desnutrida pode e deve receber todas as vacinas de modo mais precoce possível. III. Uma criança desnutrida deve receber somente vacinas bacterianas.
Compartilhar