Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Cirurgia

Obstetrícia

Paciente com 15 semanas de idade gestacional apresenta, entre os resultados dos exames pré-natais de rotina, sorologia positiva para toxoplasmose, IgG positivo e IgM positivo. Qual deve ser a conduta imediata para definir a condução do caso?

A
Solicitar teste de avidez para IgG.
B
Usar espiramicina durante a gestação.
C
Observar evolução natural da doença
D
Solicitar teste de avidez para IgM.
E
Interromper a gestação.
Um jovem apresentando convulsão generalizada, hipertensão arterial, taquicardia e midríase. Esses estigmas sugerem uso prévio de:
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Recém-nascido com 2 semanas de vida, apresenta-se no consultório de pediatria com insuficiência cardíaca grave, sem sopro. Dentre os dados importantes para o diagnóstico de possível cardiopatia congênita, destaca-se:
Na avaliação pré-operatória de colelitíase encontramos elevação das transaminases e da fosfatase alcalina, devemos solicitar:
Compartilhar