Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente com 18 anos, portador de epilepsia com história de várias crises convulsivas nas últimas 24h. Início da crise em dedo indicador esquerdo, com acometimento de lábio e posteriormente braço ipsilateral. Relata o uso de fenitoína 300 mg/dia e fenobarbital 100 mg/dia. Chega ao Pronto Atendimento com história de paralisia de membro superior esquerdo. Dados vitais: PA 140 x 100 mmHg, FC 100 bpm e temperatura de 36,7ºC. Em relação ao caso, é correto afirmar:

A
Hidantal EV não seria boa opção, pelo paciente já apresentar uso crônico da medicação
B
Paciente apresenta paralisia de Todd com provável recuperação após meses
C
Quadro de epilepsia jacksoniana é compatível com crises parciais simples
D
Ressonância magnética encefálica poderia demonstrar sinais de esclerose temporal mesial
E
EEG realizado com alteração descrita como ponta-onda 3 hertz
Na avaliação nutricional do paciente cirúrgico, assinale qual dos seguintes parâmetros não tem importância. (CAMPOS, A.C.L. Nutrição em cirugia. Atheneu, 1 ed.)
Em relação à síndrome do túnel do carpo, assinale a alternativa incorreta. (MINISTÈRIO DA SAÙDE DO BRASIL. Representação no Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de procedimentos para os servicos de Saúde. Brasília: MS, 2001)
Marque a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável para o caso descrito abaixo: O paciente é um homem de 58 anos que está internado em um hospital geral para uma cirurgia de hérnia inguinal. Encontra-se em bom estado geral. O exame físico é normal, exceto por alguns nódulos em região cervical, 1 x 1 cm, indolores, não aderidos a planos profundos. O Ht: 42%; plaquetas: 335.000/mm³; leucócitos: 50.000/mm³; granulócitos: 4%; monócitos: 1%; linfócitos: 95%.
Entende-se por peritonite terciária:
Compartilhar