Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Paciente, com 2 anos de idade, chega ao Pronto Socorro com história de ter deglutido uma pequena bateria (0,5 cm de diâmetro) há 15 minutos. A radiografia de abdome mostra que o objeto está localizado no estômago. Qual a melhor conduta?

A
Não há necessidade de retirar o corpo estranho porque é muito pequeno e sairá nas fezes
B
Endoscopia digestiva imediata para retirada do corpo estranho
C
Lavagem gástrica para retirada do corpo estranho
D
Deixar em jejum por 4 horas para evitar complicações anestésicas e programar endoscopia digestiva
E
Provocar vômito com xarope de Ipeca
Mulher de 31 anos queixa-se de que no período de 7 a 10 dias antes de menstruar apresenta labilidade afetiva e irritabilidade intensa, levando a conflitos familiares e profissionais. Refere também humor depressivo com sensação de desolação, ansiedade marcante e sensação constante de cansaço, além de edema mamário (leve) e mastalgia neste período, isso ocorre na maioria dos ciclos menstruais e melhora logo após o início do fluxo menstrual. Pode-se afirmar que:
Com relação ao papilomavírus humano (HPV), é correto afirmar: Dados: NIC= neoplasia intraepitelial cervical
Em um caso suspeito de endocardite infecciosa a presença de 2 hemoculturas positivas, colhidas em tempos diferentes, para patógenos típicos para esse tipo de infecção, constituem critério major para o diagnóstico. São considerados típicos os agentes abaixo, EXCETO:
Uma paciente de 51 anos, com antecedentes de fibrilação atrial crônica, foi submetida à ressecção segmentar de delgado, com reconstrução primária do trânsito, por isquemia decorrente de embolia arterial. No 4º pós-operatório, ainda internada na unidade de terapia intensiva, necessita de drogas vasoativas para suporte hemodinâmico. Constitui contraindicação para administração de suporte nutricional por via enteral:
Compartilhar