Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Paciente, com 2 anos de idade, chega ao Pronto Socorro com história de ter deglutido uma pequena bateria (0,5 cm de diâmetro) há 15 minutos. A radiografia de abdome mostra que o objeto está localizado no estômago. Qual a melhor conduta?

A
Não há necessidade de retirar o corpo estranho porque é muito pequeno e sairá nas fezes
B
Endoscopia digestiva imediata para retirada do corpo estranho
C
Lavagem gástrica para retirada do corpo estranho
D
Deixar em jejum por 4 horas para evitar complicações anestésicas e programar endoscopia digestiva
E
Provocar vômito com xarope de Ipeca
O Divertículo de Meckel é uma malformação congênita do intestino resultante de um fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico. No tratamento do Divertículo de Meckel sangrante, o tratamento cirúrgico deve ser:
Igor fez 3 anos e 6 meses. Seus pais foram chamados na escola, pois ele estava com comportamentos estranhos. A professora informou que Igor não gosta de brincar com os colegas, exceto quando as brincadeiras são de correr. Gosta muito de ver os mesmos programas na TV: desenho do Pica-Pau e Chaves, além de algumas propagandas e vinhetas de aberturas de alguns programas. Quanto a sua linguagem, a professora diz que ele fala quando quer e fora do contexto. Costuma repetir frases ou palavras ouvidas em algum momento. Sua mãe informou para a professora ,que em casa ele também apresenta esses comportamentos. Também apresenta baixo contato visual com as pessoas e alguns movimentos estranhos de balançar as mãos e braços com se fosse “voar”. Com base nas informações fornecidas, o diagnóstico mais provável do Igor é:
Numa paciente de 53 anos que apresentava dor abdominal eventual, anemia, episódios de melena e mudança do hábito intestinal, os exames, incluindo ultrassonografia, colonoscopia e tomografia computadorizada, levaram a suspeita diagnóstica de uma mucocele do apêndice. No ato cirúrgico, o diagnóstico de mucocele do tipo III foi confirmado. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
Criança, 4 anos, feminina, atendida no PA com relato de ter apresentado crise convulsiva tônico-clônica generalizada de curta duração, acompanhada de febre elevada sem passado mórbido anterior e com bom estado geral. A conduta mais adequada frente ao caso é:
Compartilhar