Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Paciente, com 2 anos de idade, chega ao Pronto Socorro com história de ter deglutido uma pequena bateria (0,5 cm de diâmetro) há 15 minutos. A radiografia de abdome mostra que o objeto está localizado no estômago. Qual a melhor conduta?

A
Não há necessidade de retirar o corpo estranho porque é muito pequeno e sairá nas fezes
B
Endoscopia digestiva imediata para retirada do corpo estranho
C
Lavagem gástrica para retirada do corpo estranho
D
Deixar em jejum por 4 horas para evitar complicações anestésicas e programar endoscopia digestiva
E
Provocar vômito com xarope de Ipeca
Oscar tem 50 anos, sabe ser hipertenso e ter “colesterol alto” há 10 anos. É tabagista e tem historia familiar de coronariopatia. Faz uso regular de estatina. No aconselhamento terapêutico de Oscar você deve orientá-lo à parar de fumar e:
Paciente feminina, de 36 anos, procura atendimento devido a dor em hipocôndrio direito, com início súbito, em cólica, com irradiação dorsal. Ao exame físico, apresenta dor à palpação no hipocôndrio direito, com sinal de Murphy presente. Com relação ao quadro descrito, assinale a alternativa INCORRETA.
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Com relação às dermatoparasitoses e micoses superficiais na criança, identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A escabiose é causada pelo Sarcoptes scabiei variedade hominis e no lactente se caracteriza pelo acometimento do couro cabeludo e comprometimento de palmas e plantas. ( ) A larva migrans cutânea é causada por ancilóstomos de cães e gatos e se caracteriza pelas lesões pruriginosas de aspecto serpiginoso. ( ) A Tinea capitis na criança se caracteriza por áreas de alopecia e descamação, com cabelos tonsurados, e o tratamento deve ser tópico. ( ) A pitiríase versicolor é mais comum no adolescente, pela característica lipofílica do fungo, que faz parte da flora cutânea normal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Compartilhar