Paciente, com 21 anos de idade, com diagnóstico de diabetes há 3 anos medicada com insulina. Foi verificada hemoglobina glicada de 10% no mesmo dia em que foi diagnosticada a gestação por atraso menstrual de 3 semanas, ocasião em que procurou assistência. Em relação ao risco fetal e ao controle da glicemia, é verdade dizer que:
A
há maior risco de malformações do concepto mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
B
há maior risco de polidrâmnia mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
C
se a glicemia média se mantiver em 126, a partir deste momento, o risco de macrossomia será menor.
D
se a glicemia, 2 horas após a refeição, for menor que 100 até o nascimento, o risco de hipoglicemia neonatal será maior.
E
se a glicemia ficar controlada no último mês antes do nascimento, o concepto não deverá ser macrossômico.
Outras questões
Paciente de 54 anos, casada, VII Gesta Para (6 partos normais), agenda consulta no ambulatório de ginecologia por sangramento genital persistente, que adquiriu odor fétido nos últimos 2 meses. Ao exame ginecológico especular, o colo uterino tinha anatomia alterada em virtude de lesão vegetante, sangrante ao toque da pinça de Cherron. Ao toque bimanual, o útero e ovários tinham volumes normais, esperados para a idade da paciente. Ao toque retal havia um abaulamento extrínseco anterior, e o paramétrio estava fortemente endurecido, com nodulações até a pelve óssea. Submetida à biópsia dirigida do colo uterino, o resultado foi de carcinoma epidermoide invasivo.
Homem de 67 anos, hipertenso e diabético chega ao PS com hemiparesia direita há 1 hora. Exame físico: pulso: 84 (irregular), PA:150 x 80 mmHg; glicemia capilar: 116 mg/dL; neurológico: escala de Glasgow: 15, hemiparesia completa direita e heminegligência. O restante do exame é normal. No eletrocardiograma há fiblilação atrial, e a tomografia de crânio e exames de sangue estão dentro da normalidade. Admitindo-se que não há qualquer contraindicação, nas primeiras 24 horas, é correto prescrever:
Homem de 18 anos apresenta quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias. A punção evidenciou um líquido turvo, com 100.000 células/mL sendo 87% de neutrófilos, sem a presença de cristais. Pode-se afirmar, que mais provavelmente, trata-se de quadro de:
Paciente submetido à esofagectomia há dez dias. Queixa-se de dispneia e rigidez torácica. Radiografia do tórax revelou derrame pleural extenso. Submetido à drenagem torácica com a obtenção de líquido de aspecto leitoso. A conduta inicial é: