Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Obstetrícia

Paciente, com 21 anos de idade, com diagnóstico de diabetes há 3 anos medicada com insulina. Foi verificada hemoglobina glicada de 10% no mesmo dia em que foi diagnosticada a gestação por atraso menstrual de 3 semanas, ocasião em que procurou assistência. Em relação ao risco fetal e ao controle da glicemia, é verdade dizer que:

A
há maior risco de malformações do concepto mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
B
há maior risco de polidrâmnia mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
C
se a glicemia média se mantiver em 126, a partir deste momento, o risco de macrossomia será menor.
D
se a glicemia, 2 horas após a refeição, for menor que 100 até o nascimento, o risco de hipoglicemia neonatal será maior.
E
se a glicemia ficar controlada no último mês antes do nascimento, o concepto não deverá ser macrossômico.
Uma maratonista após um período prolongado de treinamento notou dor ao nível do antepé direito, progressiva, que piorava durante o treino matinal e melhorava com o repouso. Qual a suspeita clínica mais provável, e qual(is) o(s) métodos(s) diagnóstico(s) a serem solicitado(s)?
Sobre vertigem, responda a afirmativa incorreta:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Com relação à convulsão febril na infância é correto afirmar:
Avalie as afirmativas a seguir: O diagnóstico do tétano é baseado totalmente em achados clínicos. · O diagnóstico de botulismo deve ser considerado em paciente com paralisia simétrica descendente, febre e status mental intacto. · O diagnóstico laboratorial de infecção gonocócica em homens é rapidamente obtido por coloração Gram de exsudato uretral encontrando monococos ou diplococos Gram negativo intra-celular. · HELICOBACTER PYLORY é fator de risco para úlcera péptica, adenocarcinoma do estômago e linfoma MALT gástrico. · Quase todos os órgãos poderão ser acometidos por Blasto micose.
Compartilhar