Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Obstetrícia

Paciente, com 21 anos de idade, com diagnóstico de diabetes há 3 anos medicada com insulina. Foi verificada hemoglobina glicada de 10% no mesmo dia em que foi diagnosticada a gestação por atraso menstrual de 3 semanas, ocasião em que procurou assistência. Em relação ao risco fetal e ao controle da glicemia, é verdade dizer que:

A
há maior risco de malformações do concepto mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
B
há maior risco de polidrâmnia mesmo com controle glicêmico a partir deste momento.
C
se a glicemia média se mantiver em 126, a partir deste momento, o risco de macrossomia será menor.
D
se a glicemia, 2 horas após a refeição, for menor que 100 até o nascimento, o risco de hipoglicemia neonatal será maior.
E
se a glicemia ficar controlada no último mês antes do nascimento, o concepto não deverá ser macrossômico.
Os sinais do “limão” e da “banana” são achados sonográficos observados na:
Um menino com 9 anos de idade apresenta febre baixa e mal estar há 3 dias e dor de garganta e tosse há 2 dias. O raio X de tórax revela a presença de broncopneumonia com infiltrado unilateral em lobo médio direito. A opção foi pelo tratamento ambulatorial. Dos antibióticos abaixo, é indicado:
Homem de 73 anos chegou ao pronto-socorro com febre, calafrios e forte dor abdominal há dois dias. Exame físico: hipotenso, desidratado, ictérico e com dor à palpação de hipocôndrio direito. O paciente recebeu hidratação e antibioticoterapia. Exames laboratoriais e de imagem: leucocitose com desvio à esquerda e cálculos em via biliar. A seguir, deverá ser encaminhado para:
No tratamento inicial da fratura exposta, a conduta de maior importância é:
Compartilhar