Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 24 anos, com diagnóstico de endometriose há 4 anos e em uso de medicação oral. Refere androgenização intensa nesse período de tratamento. Qual medicação pode ter sido utilizada?

A
Acetato de ciproterona.
B
Progestogênio contínuo.
C
Danazol.
D
Etinilestradiol e clormadinona.
O ciclo menstrual pode apresentar vários tipos de alteração. Quando ocorre um fluxo menstrual excessivo, com sangramento prolongado, período irregular e intervalos frequentes, estamos diante de um quadro de:
O achado de lesão classificada como alto grau em exame colpocitológico tem como indicação:
Em relação à dor no período pós-operatório, qual a alternativa CORRETA?
Escoliose congênita resulta do crescimento e desenvolvimento anormal da coluna vertebral, provavelmente devido a eventos intrauterinos. Pode ocorrer falta parcial ou completa de formação (vértebras em cunha ou hemi-vértebras), falta parcial ou completa de segmentação (barras unilaterais não segmentadas) ou uma combinação de ambos. Uma ou mais anomalias ósseas podem ocorrer isoladamente ou em combinação. Visto que a coluna vertebral (incluindo os elementos neurais) e as vísceras são formadas em torno da 6ª semana no útero, os doentes com escoliose congênita têm frequentemente anomalias viscerais e intraespinhais associadas. Diagnosticada a anomalia congênita da coluna vertebral, o pediatra precisa descartar malformações em outros sistemas orgânicos. Há incidência maior para a concomitância de problemas no aparelho:
Compartilhar