Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:

A
Tromboflebite pélvica, devendo ser tratada com antibioticoterapia em que a gentamicina deve fazer parte do esquema associado ao uso eventual de heparina e o INR (International Normalized Ratio) deve ser mantido entre 1,0 e 1,5.
B
Endometrite, que tem seu risco elevado pela cesariana em 60 vezes e o estreptococos do grupo A é o agente mais frequente.
C
Endometrite, devendo ser tratada com antibioticoterapia venosa de largo espectro e a gentamicina deve fazer parte do esquema, com melhora ocorrendo em cerca de 90% dos casos nas primeiras 48 a 72 horas após o início do tratamento.
D
Tromboflebite pélvica, que tem seu risco elevado pela cesariana em 30 vezes, sendo a cultura de grande valor propedêutico e a ressonância magnética um exame desnecessária.
A base do tratamento medicamentoso para as formas graves dos distúrbios de ansiedade, como transtorno do pânico, é:
Homem de 65 anos, portador de Insuficiência Renal Crônica em tratamento dialítico, é submetido à cirurgia eletiva para reparo de aneurisma de aorta abdominal. De acordo com o risco cirúrgico, a classificação ASA para esse paciente é:
Paciente de 25 anos apresenta aumento recente e indolor do volume testicular. Realizado ecografia que demonstrou lesão hipoecóica homogênea sugestivo de seminoma. A respeito dos tumores testiculares pode-se afirmar:
Homem de 29 anos de idade, com história de etilismo pesado, foi trazido pela família ao pronto-socorro porque estava muito sonolento e agitado há 2 dias. Ao exame, o paciente alternava agitação psicomotora com sonolência; estava desorientado; desatento; taquicárdico (102 bpm) e apresentava sudorese; tremores de mãos; PA: 150 x 105 mmHg. Após instituir hidratação intravenosa e iniciar investigação da causa do quadro de delirium, qual é o medicamento prioritário neste caso?
Compartilhar