Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente de 30 anos foi submetida há 4 dias à operação cesariana por parada de progressão e desproporção cefalopélvica em gestação a termo. Na história clínica a amniotomia ocorreu 2 horas antes do nascimento. Há 48 horas vem apresentando queda do estado geral, cansaço e febre de 39º C. Ao exame físico, além da febre, identifica-se útero amolecido com seu fundo 2 cm abaixo da cicatriz umbilical, doloroso à palpação e com lóquios amarelados, espessos e fétidos. As mamas e a ferida operatória estão com aspecto normal. Neste quadro a infecção puerperal é compatível com:

A
Tromboflebite pélvica, devendo ser tratada com antibioticoterapia em que a gentamicina deve fazer parte do esquema associado ao uso eventual de heparina e o INR (International Normalized Ratio) deve ser mantido entre 1,0 e 1,5.
B
Endometrite, que tem seu risco elevado pela cesariana em 60 vezes e o estreptococos do grupo A é o agente mais frequente.
C
Endometrite, devendo ser tratada com antibioticoterapia venosa de largo espectro e a gentamicina deve fazer parte do esquema, com melhora ocorrendo em cerca de 90% dos casos nas primeiras 48 a 72 horas após o início do tratamento.
D
Tromboflebite pélvica, que tem seu risco elevado pela cesariana em 30 vezes, sendo a cultura de grande valor propedêutico e a ressonância magnética um exame desnecessária.
Paciente de 7 anos de idade deu entrada na emergência com relato de ter apresentado, pela primeira vez, convulsão associada à perda da consciência e febre. O diagnóstico diferencial inclui as seguintes patologias, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta uma indicação de drenagem pleural em derrames parapneumônicos:
Recém-nascido de parto vaginal, peso de 4020 gramas, com extração difícil na hora do parto, apresenta membro superior direito em adução e rotação interna do braço além de pronação do antebraço. O reflexo de Moro é ausente deste lado e a preensão palmar é preservada. O diagnóstico mais provável é:
A paralisia cerebral é definida como um distúrbio motor não progressivo de início na primeira infância, envolvendo um ou mais membros, resultando em espasticidade ou paralisias musculares. Qual dos seguintes fatores NÃO encontra associação direta com a patologia?
Compartilhar