Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.
A
Podem ser utilizados anti-inflamatórios não hormonais na primeira semana após a medicação.
B
A taxa de sucesso nesse caso será de aproximadamente 98%.
C
Alopecia não é efeito colateral descrito com a dose prescrita de metotrexate.
D
O tamanho do saco gestacional é o melhor fator prognóstico da taxa de resposta que os níveis de beta-HCG.
E
A paciente pode apresentar dor abdominal transitória durante a primeira semana de pós-tratamento decorrente de processo inflamatório local.
Outras questões
Criança de 6 anos com história de febre há 5 dias e tosse há 3 semanas. Há relato de ter ido passear na casa da tia em Friburgo há mais ou menos 1 mês atrás. Ao exame apresenta queda do estado geral, palidez cutâneo mucosa ++/4, taquipneia, FR=53irpm e crepitação em ambas as bases pulmonares. A hipótese diagnóstica diante do quadro com respectiva conduta para elucidá-la é:
De acordo com as orientações do Ministério da Saúde-Brasil para manejo de crianças nascidas vivas de mães infectadas pelo HIV é correto afirmar que:
Recém-nascido apresenta ao final do 1º minuto de vida frequência cardíaca 80bpm, choro fraco, reagindo à aspiração das vias aéreas com caretas, hipotonia generalizada e cianose central. Após os cuidados, ao final do 5º minuto, encontra-se com frequência cardíaca 130 bpm, chorando forte, reagindo à aspiração das vias aéreas com espirros e com as mãos, com hipotonia dos membros inferiores mas movimentando os superiores, mantendo a cianose central. Qual o score de Apgar no 1º e 5º minutos de vida, respectivamente?
Uma mulher de 29 anos, evoluindo há 50 dias com tremores de extremidades, emagrecimento de 5kg, palpitação, labilidade emocional e exoftalmo, fez os seguintes exames: hormônio tireoestimulante = 0,001, tiroxina livre = 4,8, anticorpo anti-receptor de TSH (TRAB) = 42 (normal até 10). O diagnóstico mais provável e a conduta inicial são: