Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.

A
Podem ser utilizados anti-inflamatórios não hormonais na primeira semana após a medicação.
B
A taxa de sucesso nesse caso será de aproximadamente 98%.
C
Alopecia não é efeito colateral descrito com a dose prescrita de metotrexate.
D
O tamanho do saco gestacional é o melhor fator prognóstico da taxa de resposta que os níveis de beta-HCG.
E
A paciente pode apresentar dor abdominal transitória durante a primeira semana de pós-tratamento decorrente de processo inflamatório local.
Em relação à síndrome de Peutz-Jeghers, assinale a afirmativa correta:
São complicações precoces da banda gástrica ajustável:
Ao examinar uma paciente com pequena tumoração redutível na região inguinal direita. Observamos que quando a paciente tosse ou lhe solicitado que faça a manobra de Valsalva detectamos um abaulamento abaixo do ligamento inguinal. De acordo com a classificação de Nyhus como você classificaria esta hérnia.
Uma menina de 6 meses de idade chega ao pronto-socorro com história de febre há 2 dias, irritabilidade e anorexia, sem outros sintomas. O exame físico revelou: regular estado geral, discreta palidez cutaneomucosa e temperatura axilar de 38ºC, sem outras alterações. O hemograma revelou 19.500 leucócitos/mm³, com 20% de bastonetes e 70% de segmentados e a urina tipo I, colhida por sondagem vesical, revelou 230.000 leucócitos/mm³. Em relação a esse caso, pode-se afirmar que:
Compartilhar