Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente com 26 anos de idade, G3A2, vem à consulta referindo tempo de amenorreia de 8 semanas, confirmado pelo exame ecográfico pélvico transvaginal, e apresentando gravidez ectópica tubária à direita, íntegra, medindo 3,5 cm de diâmetro. Níveis de Beta-hCG de 1500 mUI/ml. Após assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, é submetida a tratamento conservador com metotrexate na dose de 50 mg/m². Sobre esse diagnóstico e tratamento, assinale a alternativa correta.

A
Podem ser utilizados anti-inflamatórios não hormonais na primeira semana após a medicação.
B
A taxa de sucesso nesse caso será de aproximadamente 98%.
C
Alopecia não é efeito colateral descrito com a dose prescrita de metotrexate.
D
O tamanho do saco gestacional é o melhor fator prognóstico da taxa de resposta que os níveis de beta-HCG.
E
A paciente pode apresentar dor abdominal transitória durante a primeira semana de pós-tratamento decorrente de processo inflamatório local.
Qual o sinal mais importante em pós-operatório de osteossíntese de tíbia e fíbula que evidencia uma síndrome compartimental?
Doença com incidência entre 1/20.000 e 1/200.000 nascidos vivos, que cursa com desenvolvimento de catarata, cirrose e retardo mental, se não diagnosticada e conduzida adequadamente nos primeiros meses de vida. As crianças acometidas por essa doença têm contraindicação absoluta do leite humano, de vaca e de cabra ou de qualquer outro leite que contenha lactose. Essa doença é:
Pensamentos recorrentes e insistentes, desagradáveis e contrários à índole do paciente, referem-se a:
Uveíte anterior, não granulomatosa, aguda, é relacionada mais comumente a:
Compartilhar