Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia

Paciente com 26 anos de idade, G4P0A3, apresentou abortos anteriores espontâneos, acima de 10 semanas com fetos morfologicamente normais. Ultrassom mostra gestação tópica de 7 semanas. Foi encaminhada ao Setor de Gestação de alto risco para investigação da Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide e para terapêutica necessária. Quais exames você solicitaria e qual a conduta terapêutica?

A
ACA, FAN, antibeta2-glicoproteína; ácido acetilsalicílico e heparina.
B
Anticoagulante lúpico, ACA, antibeta2-glicoproteína, ácido acetilsalicílico e heparina.
C
Anticoagulante lúpico, FAN, ANA; ácido acetilsalicílico e heparina.
D
Anticoagulante lúpico, ACA, antibeta2-glicoproteína; ácido acetilsalicílico e anticoagulante oral.
O alisquireno é a mais recente droga anti-hipertensiva disponível no mercado. Seu mecanismo de ação é:
Menino, 5 anos de idade, com constipação intestinal há 2 anos. HMA: antes do início do quadro, evacuava diariamente. Começou a apresentar fezes endurecidas, com piora progressiva da constipação. Agora, fica até 20 dias sem evacuar e necessita de lavagens intestinais. A criança não tem vontade de evacuar e quando tem vontade não consegue eliminar as fezes, mas elimina flatos ocasionais. EF: apresenta-se corado, bem nutrido e hidratado. Abdome globoso, onde palpa-se um grande fecaloma tomando todo o hemiabdome esquerdo, avançando a linha média para a direita. Ao toque: presença de fezes muito endurecidas, sem outras alterações. A conduta é:
Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?
Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. Envolve uma interação complexa multifatorial, que interfere no estado nutricional da criança, em sua habilidade para se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. A Atenção Primária em Saúde (APS) tem papel estratégico no incentivo e na garantia dessa prática. Sobre o Aleitamento Materno, assinale a assertiva incorreta:
Compartilhar