Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, com 28 anos de idade, IVG, Teve 3 abortamentos no primeiro trimestre e 1 parto prematuro com óbito neonatal precoce associado a pré-eclâmpsia. Devemos orientar, a princípio:

A
pesquisa de mutação do fator V de Leiden e fator antinuclear
B
pesquisa de anticorpos anticardiolipina e anticoagulante lúpico
C
pesquisa de citocinas pro-inflamatórias do tipo Th1
D
biópsia endometrial na segunda metade do ciclo menstrual
E
cariótipo do casal e histerossalpingografia
Paciente de 73 anos internou no hospital escola com quadro de pancreatite aguda. Depois das medidas clínicas preliminares, foi submetido a exames de sangue e imagem. A tomografia mostrou pâncreas de limites heterogêneos com borramento da gordura peripancreática. A amilase estava na ordem de 2000 UI/dl. Após melhora importante do quadro clínico, doze dias depois do internamento, a amilase permanecia alterada, na ordem de 1200 UI/dl. Qual das alternativas abaixo contempla a principal suspeita diagnóstica neste paciente, neste último momento?
Escolha a situação clínica mais condizente com artrite reumatoide.
Em relação aos glicocorticoides, assinale a alternativa correta:
Ao contrário dos fatores genéticos que não são modificáveis, a maioria dos fatores ambientais associados ao maior risco de doença cardiovascular pode ser alterada, com benefício correspondente em termos de morbidade e mortalidade. Diante disso, assinale a alternativa incorreta
Compartilhar