Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, com 28 anos de idade, IVG, Teve 3 abortamentos no primeiro trimestre e 1 parto prematuro com óbito neonatal precoce associado a pré-eclâmpsia. Devemos orientar, a princípio:

A
pesquisa de mutação do fator V de Leiden e fator antinuclear
B
pesquisa de anticorpos anticardiolipina e anticoagulante lúpico
C
pesquisa de citocinas pro-inflamatórias do tipo Th1
D
biópsia endometrial na segunda metade do ciclo menstrual
E
cariótipo do casal e histerossalpingografia
Um senhor de 70 anos tem hérnia inguinal direita, sempre redutível, há 2 anos. É obeso (IMC = 40 kg/m²), hipertenso e diabético. Tem apneia do sono grave e queixas urinárias que sugerem prostatismo moderado. Conduta no pré-operatório:
Lactente de dez meses apresenta quadro intermitente de distensão abdominal e vômitos biliosos associados a retardo no crescimento. Na história neonatal, apresentou retardo na eliminação de mecônio, evoluindo com constipação crônica. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Nas uveítes associadas com artrite juvenil crônica, é INCORRETO afirmar que:
Em relação às uveítes anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Caracterizam-se pela inflamação preponderante do segmento anterior do olho; ( ) A iridociclite é o achado ocular mais comum nos pacientes com síndrome de Reiter, afetando, aproximadamente, 30 a 60% de todos os pacientes, sendo geralmente bilateral e autolimitada; ( ) Quando relacionada à infecção por sífilis, pode ser grave e não responsiva à medicação; ( ) Os achados oculares mais frequentes relacionados à tuberculose são: precipitados ceráticos granulomatosos e nódulos de íris. A sequência está correta:
Compartilhar