Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 30 anos de idade, nulípara, relata aumento do volume abdominal, dismenorreia e hipermenorreia. No exame ginecológico observa-se abdome assimétrico, tumor bocelado palpável no hipogástrio e, no toque vaginal, os movimentos realizados no colo são transmitidos para o tumor abdominal. A hipotése mais provável entre as abaixo é:

A
Leiomioma uterino intramural subseroso.
B
Neoplasia de óvario, possivelmente de linhagem epetelial.
C
Neoplasia de ovário, possivelmente de linhagem germinativa.
D
Neoplasia pélvica, possivelmente extra-genital.
E
Leiomiossarcoma uterino.
Em relação às doenças renais, assinale a alternativa incorreta.
Jovem de 21 anos de idade é levado ao pronto socorro após ser salvo de um incêndio em sua residência. É diagnosticado como tendo 55% da área corporal queimada e transferido para um centro de tratamento de queimados. Em relação a queimaduras, assinale a alternativa incorreta.
Uma paciente procura um pronto socorro, em 8/11/08, com queixa de dor em cólica em hipogástrio e sangramento transvaginal. Na história, encontra-se DUM em 10/09/08, Gesta I, para I e aborto 0. Nega método contraceptivo. Vida sexual ativa. Sem antecedentes pessoais e familiares, informa que já tinha feito teste de gravidez há 2 dias (?-HCG 10.200 mUI/mL). Ao exame físico: colo fechado, levemente doloroso, sangramento de pequena quantidade, útero amolecido, palpa-se no toque bimanual em fundo de saco lateral esquerdo uma massa de consistência “borrachosa”, sensível no local, em torno de 2 cm. Lado direito livre. É realizada uma ultrassonografia transvaginal e apresenta laudo: Útero com miométrio homogêneo, eco endometrial espesso e complexo, volume uterino de 81 cm³, massa heterogênea 2 cm em anexo esquerdo, ovário direito de textura habitual medindo 3 cm³, fundo de saco livre. Exames laboratoriais: ?-HCG 6.800 mUI/mL, progesterona sérica 15ng/mL, hematócrito 38% hemoglobina 12g/dL, leucócitos 6.800 mm³ (sem desvio para a esquerda). Qual o seu diagnóstico e conduta?
Uma jovem de dezoito anos de idade procurou o Centro de Saúde porque a menstruação estava atrasada há vinte dias. Após anamnese, a médica orientou quanto à necessidade de realizar exames laboratoriais, para confirmação da gravidez, bem como, para pesquisa de sífilis e infecção pelo HIV. Na consulta de retorno, essa jovem foi informada que o teste para sífilis deu negativo, porém o teste para HIV foi reagente e foi confirmada a gestação. Em relação ao HIV/AIDS, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar