Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 32 anos queixa-­se de dismenorreia progressiva e infertilidade há 5 anos. Vem com laudo de ultra­ssonografia que mostra massa anexial com ecos finos no seu interior. Qual sua suspeita clínica?

A
Cisto simples de ovário.
B
Hidrossalpinge.
C
Cisto dermoide.
D
Endometrioma.
E
Corpo lúteo hemorrágico.
As situações abaixo referem-se à baixa estatura não tratada. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes. ( ) Edema de pés e mãos ao nascimento, curva de crescimento inferior ao percentil 5 (p5), atraso nas aquisições psicomotoras e hipogonadismo hipergonadotrófico são características de paciente 46,XX/45,X. ( ) Cardiopatias congênitas, doença celíaca, pneumonias de repetição e desnutrição só comprometem o crescimento, se na época da doença existir idade óssea avançada. ( ) Baixa estatura desproporcionada, velocidade de crescimento associadas a atraso na idade óssea e retardo mental são encontradas em pacientes com displasia óssea. ( ) São características da baixa estatura familial: puberdade atrasada, curva de crescimento com tendência à horizontalização na idade da puberdade e idade óssea compatível com a estatural. ( ) No hipotireoidismo adquirido há um atraso da idade óssea, queda de rendimento escolar, horizontalização da curva de crescimento, mas manutenção da expectativa da altura final. A sequência correta é:
Homem de 58 anos apresenta-se na emergência hospitalar com dor ocular direita intensa, associada a náuseas e vômitos. Relata que o quadro se iniciou há 1 dia, com piora progressiva e que, no início, percebia halos ao redor das luzes. Ao exame, apresenta olho avermelhado, congesto e pupila que permanece em estado de médio-midríase fixa. Nega outras doenças. Diante da apresentação clínica, qual o tratamento inicial mais apropriado para este paciente?
Menina de 5 anos apresenta tumoração na linha média anterior do pescoço, que se move com a protrusão da língua e com a deglutição. O provável diagnóstico é:
Uma criança de 3 anos é trazida ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica, há 10 horas. Tem sangue e muco nas fezes. O exame clínico revela massa palpável em quadrante inferior direito do abdome. Está hemodinamicamente normal. Melhor conduta:
Compartilhar