Paciente com 32 anos queixa-se de dismenorreia progressiva e infertilidade há 5 anos. Vem com laudo de ultrassonografia que mostra massa anexial com ecos finos no seu interior. Qual sua suspeita clínica?
A
Cisto simples de ovário.
B
Hidrossalpinge.
C
Cisto dermoide.
D
Endometrioma.
E
Corpo lúteo hemorrágico.
Outras questões
No 14º dia de nutrição parenteral, a fístula enterocutânea cicatrizou e o paciente consegue ingerir 80% de suas necessidades calóricas diárias. Passou a apresentar febre (até 38 °C) e foi isolada Candida parapsilosis em hemocultura. O local de punção do cateter central não apresenta sinais flogísticos. Conduta mais apropriada:
Um paciente submetido a peritonectomia com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal para tratamento de carcinomatose peritoneal por tumor mucinoso de apêndice evolui no pós-operatório com fósforo sérico de 1,8 mg/dL. É correto afirmar:
Uma multípara de 45 anos está grávida de 32 semanas. É hipertensa crônica e usa metildopa 2g ao dia. Chega ao hospital queixando-se de cefaléia intensa, escotomas, epigastralgia e tontura. Ao exame físico: edema generalizado, PA: 185X115 mmHg, BCF 158bpm, sem contrações uterinas.
A melhor conduta será:
Com relação aos antimicrobianos, assinale a afirmativa incorreta: