Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Paciente com 34 anos de idade, atendido no pronto-socorro com queixa de dor torácica há 2 semanas, com melhora e aparecimento de dispneia progressiva.Teve contato com colega de trabalho diagnosticado há 2 meses com tuberculose. No exame físico: bom estado geral, dispneico (24 ipm); à ausculta pulmonar, murmúrio vesicular presente em hemitórax esquerdo e abolido em 1/3 inferior de hemitórax direito (HTD); à percussão, maciço em 1/3 inferior de HTD. A radiografia de tórax mostra opacidade em 1/3 inferior de HTD e linha de Damoiseau-Ellis. A hipótese diagnóstica nesse caso é:

A
tumor de pulmão.
B
derrame pleural.
C
neoplasia da parede torácica.
D
tumor do mediastino.
E
tuberculose pulmonar.
Paciente masculino, 55 anos, apresenta crise convulsiva. Durante investigação, RNM revela lesão temporal sugestiva de metástase. Qual o mais provável sítio primário?
Homem de 29 anos de idade, agricultor, admitido no HCTCO com cefaleia, prostração, mal-estar, febre, calafrios, náuseas, mialgias intensas nas panturrilhas há 4 dias. Evoluiu há 2 dias com diminuição do volume urinário e icterícia. Informa a ocorrência de uma enchente no seu bairro uma semana antes do inicio dos sintomas. Ao exame físico apresentava-se T. axilar de 39°, icterícia rubínica (3+/4+), sufusões hemorrágicas nas conjuntivas e petéquias nos membros superiores. Baseado na hipótese diagnóstica mais provável dos exames laboratoriais abaixo, qual NÃO seria o achado esperado?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Com relação à psicose puerperal, assinale a alternativa incorreta. (KAPLAN; SADOCK, Synopsis of Psychiatry. Tenth Edition. 2007)
Compartilhar