Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente com 34 anos de idade, diabético há 16 anos, tratado com hipoglicemiantes orais e que há três meses está apresentando calosidade plantar no pé esquerdo. Há uma semana notou saída de secreção purulenta nesta região, com odor fétido e sangramento esporádico. Ao exame físico observaram-se pulsos arteriais podálicos presentes e normais em ambos os membros inferiores e mal perfurante plantar em região da articulação metatarso-falangiana do hálux esquerdo, com saída de secreção purulenta. A provável etiologia desta lesão é:

A
neuropatia periférica do diabetes com predominância sensitiva.
B
vasculopatia do diabetes com predominância microangiopática.
C
neuropatia periférica do diabetes com predominância autonômica.
D
vasculopatia do diabetes com predominância macroangiopática.
E
neuropatia periférica do diabetes com predominância motora.
Dentre as medicações abaixo, qual fármaco não opioide é considerado de primeira linha para a dor neuropática?
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
O assim chamado “Teste do pezinho” recomendado pelo Ministério da Saúde é teste preventivo para quais patologias?
Um recém-nascido, pesando 4,5 kg na sala de parto, nascido de parto transvaginal, apresenta um reflexo de Moro assimétrico. Esse achado é compatível com:
Compartilhar