Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente com 35 anos, sexo masculino, profissão pedreiro, procedente de Curitiba deu entrada no Pronto Socorro, no mês de julho, com quadro de febre (38oC), dores musculares (abdome e panturrilha), icterícia, sangramento nasal, cefaleia que se iniciou há 3 dias. Além disso foi observado um rash cutâneo difuso, urina concentrada frequência respiratória de 28 movimentos respiratórios por minuto e frequência cardíaca de 100 bat/min. Frente a este caso, considerando a epidemiologia, qual o PRINCIPAL diagnóstico?

A
leptospirose.
B
febre hemorrágica do West do Nilo.
C
dengue clássico.
D
dengue hemorrágico.
E
febre amarela.
Classifique o Apgar do recém-nascido que apresenta as características abaixo: - Ao final do primeiro minuto de vida: frequência cardíaca de 120 bpm, respiração iregular, movimentação ativa, responde com careta à introdução do cateter na narina, corpo róseo e extremidades cianóticas. - Ao final do quinto minuto: frequência cardíaca de 140 bpm, chorando com boa respiração, mantendo movimentação ativa, apresentando tosse à passagem de cateter nasal e completamente róseo.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Em relação às infecções congênitas neonatais, analise as afirmativas abaixo assinalando a alternativa CORRETA:
Compartilhar