Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente com 35 anos, sexo masculino, profissão pedreiro, procedente de Curitiba deu entrada no Pronto Socorro, no mês de julho, com quadro de febre (38oC), dores musculares (abdome e panturrilha), icterícia, sangramento nasal, cefaleia que se iniciou há 3 dias. Além disso foi observado um rash cutâneo difuso, urina concentrada frequência respiratória de 28 movimentos respiratórios por minuto e frequência cardíaca de 100 bat/min. Frente a este caso, considerando a epidemiologia, qual o PRINCIPAL diagnóstico?

A
leptospirose.
B
febre hemorrágica do West do Nilo.
C
dengue clássico.
D
dengue hemorrágico.
E
febre amarela.
Em relação à esquizofrenia, é correto afirmar:
Relacione a coluna 1 à coluna 2, em relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento da criança (habilidades) e suas respectivas faixas etárias. Coluna 1: 1. Segura objetos; 2. Sorriso social quando estimulada; 3. Localiza o som; 4. Imita gestos; 5. Brinca de "esconde-achou". Coluna 2: ( ) 1 a 2 meses; ( ) 2 a 4 meses; ( ) 4 a 6 meses; ( ) 6 a 9 meses; ( ) 9 a 12 meses. A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Você está de plantão e é chamado para avaliar uma paciente de 77 anos traqueostomizada há 45 dias, com sangramento importante pela cânula (500 ml). Entre as alternativas abaixo, qual a mais correta a ser realizada?
Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
Compartilhar