Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?

A
Gestação normal.
B
Descolamento placentário.
C
Colelitíase.
D
Síndrome HELLP.
Qual das manobras propedêuticas abaixo, quando positiva, melhor representa o acometimento inflamatório das articulações sacroilíacas?
A anatomia segmentar hepática, como originalmente descrita por Claude Couinaud, apresenta a terminologia que deve ser usada para descrever as ressecções hepáticas de acordo com o consenso da conferência internacional de Brisbane, de 2000. De acordo com essa nomenclatura, a trissegmentectomia direita e a trissegmentectomia esquerda consistem na ressecção dos seguintes segmentos, respectivamente:
São afirmativas verdadeiras sobre o câncer de vesícula biliar, EXCETO:
Sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica, é CORRETO afirmar:
Compartilhar