Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?

A
Gestação normal.
B
Descolamento placentário.
C
Colelitíase.
D
Síndrome HELLP.
Paciente com fístula entérica, com débito de 5 litros por dia, pode apresentar mais frequentemente o seguinte distúrbio ácido-básico:
Em qual das situações abaixo relacionadas, o uso de antimicrobianos na forma profilática NÃO está indicado:
Com relação aos divertículos epifrênicos, é correto afirmar, EXCETO:
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:
Compartilhar