Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Paciente com 38 anos de idade, apresentando há 4 meses artrite simétrica de articulações do punho, interfalangianas proximais e metacarpofalangianas, rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora. Avaliação laboratorial revelou fator rematoide positivo. Qual dos tratamentos abaixo NÃO MODIFICA o curso desta doença?

A
Prednisona.
B
Sulfasalazina.
C
Metotrexato.
D
Ciclosporina.
Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:
Assinale a alternativa que completa a frase: a importância da presença de baqueteamento digital em crianças com aids é: (NELSON TRATADO DE PEDIATRIA)
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?
Paciente masculino, 32 anos, vítima de atropelamento há 48 horas, desenvolve dor abdominal localizada em hipocôndrio direito, palidez, icterícia, hematêmese e melena. Qual a conduta que melhor atende a situação clínica atual do paciente?
Compartilhar