Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente com 39 anos, imunocompetente, apresenta varicela com febre baixa e várias vesículas de distribuição universal. No dia seguinte, dá à luz um recém-nascido a termo. A conduta adequada em relação ao RN é:

A
observar rigorosamente o RN nas próximas três semanas e introduzir aciclovir oral no primeiro dia da doença, caso evolua com varicela.
B
iniciar aciclovir oral imediatamente.
C
aplicar a vacina contra a varicela, pois é eficaz nestes casos, desde que administradas até o terceiro dia pós-contato.
D
aplicar VZIG (imunoglobulina hiperimune antivaricela) em dose única intramuscular.
Paulinho, 15 meses, portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, apresentou, há uma semana, pneumonia por Pneumocystis e candidíase de esôfago. Na ocasião, sua contagem de LT-CD4 era de 200 células por mm3 (milímetros cúbicos). Se Paulinho fosse realizar as próximas vacinas em um curto período de tempo, provavelmente sua pediatra indicaria:
O Estado do Rio de Janeiro tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país. No entanto, o município de Itaboraí destaca-se no cenário mundial, tornando-se referência nacional segundo a OMS e Opas. Especialistas atribuem o bom resultado à cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF) deste município. Os resultados foram a queda no índice de abandono de tratamento de 30% para 4% e o aumento no índice de cura de 60% para 88% nos últimos 5 anos. A estratégia responsável pela maior adesão e por estes resultados se baseia na (no):
Em mais um encontro internacional, o Livestrong Global Câncer Summit, o cigarro foi identificado como o principal causador de morte no mundo a partir de 2010, ultrapassando as causas cardíacas. No organismo não há sistema que seja poupado dos males do cigarro. Outros agentes ambientais estão relacionados aos riscos de adoecimento, especialmente os diferentes tipos de câncer. Os vírus, disseminados no mundo, cada vez mais são identificados como agentes ou facilitadores no desenvolvimento de neoplasias. Não há evidências de neoplasias correlacionadas com o vírus do (da):
Paciente de 40 anos, masculino, proveniente do Pará, área de desmatamento e com queixa de ferida no antebraço direito há 3 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostosa, com bordos elevados, em moldura, com 4,0 cm de diâmetro e fundo granuloso. Foi feita hipótese diagnóstica de Leishmaniose Tegumentar Americana. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Compartilhar