Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente com 39 anos, imunocompetente, apresenta varicela com febre baixa e várias vesículas de distribuição universal. No dia seguinte, dá à luz um recém-nascido a termo. A conduta adequada em relação ao RN é:

A
observar rigorosamente o RN nas próximas três semanas e introduzir aciclovir oral no primeiro dia da doença, caso evolua com varicela.
B
iniciar aciclovir oral imediatamente.
C
aplicar a vacina contra a varicela, pois é eficaz nestes casos, desde que administradas até o terceiro dia pós-contato.
D
aplicar VZIG (imunoglobulina hiperimune antivaricela) em dose única intramuscular.
Em relação à doença celíaca, podemos afirmar que: I. O diagnóstico pode ser feito através de biópsia do intestino delgado e, na histologia, identificam-se graus variados de atrofia vilositária, hipertrofia das criptas e aumento dos linfócitos intraepiteliais. II. A apresentação clínica e a gravidade dos sintomas são proporcionais à extensão do segmento de intestino delgado comprometido. III. A grande maioria dos casos da doença está associada ao HLA-B27. IV. Anticorpos antiendomísio e antitransglutaminase são altamente sensíveis e específicos para o diagnóstico da doença.
Qual das manifestações está relacionada à complicação do sarampo?
Menina de 13 anos de idade ainda não teve menarca e está preocupada em saber se irá crescer mais. Ao exame encontrava-se com estadiamento puberal M3P3. Sabe-se que, com a menarca, o crescimento:
Paciente de 62 anos de idade, sexo feminino apresentou prurido intenso na região perianal há seis meses. Procurou o serviço público de saúde não sendo atendida por diversas vezes. No momento, refere hematoquesia de repetição e dor na região perineal com perdas espontâneas de fezes nas vestes. Ao exame físico, encontramos extensa lesão ulcero-infiltrativa do canal anal e incontinência fecal e o laudo histopatológico confirmou carcinoma espinocelular. A melhor conduta, neste caso, é:
Compartilhar