Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Paciente com 40 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão há três anos, que evoluiu com dificuldade de controle pressórico e hipocalemia persistente sem causa aparente. Na investigação para hiperaldosteronismo primário, os seguintes resultados foram obtidos: aldosterona plasmática em repouso: 36 ng/ml (VR: 1-16): atividade plasmática de renina: 0,08 ng/ml/hora (VR: 0,4- 0,7): aldosterona plasmática ao teste da postura: 36 ng/dl. Na tomografia computadorizada de abdome, nenhuma massa adrenal foi visualizada. Qual seria o diagnóstico mais provável para essa paciente?

A
Adenoma produtor de aldosterona (APA)
B
Hiperaldosteronismo idiopático (HAI)
C
Hiperaldosteronismo supressível com glicocorticoide
D
Hiperplasia adrenal primária
Assinale a alternativa correta:
Com relação às doenças do canal anal podemos afirmar:
Escolar de 8 anos, sexo masculino, procurou serviço de saúde com história de febre alta há 08 dias. Foi atendido no primeiro dia de doença e, ao exame físico, foi observado linfoadenopatia generalizada e hipertrofia de amígdalas com exsudato. Foi feito hipótese diagnóstica de amigdalite e prescrito amoxacilina (50 mg/kg/dia, via oral de 8 em 8 horas). Após sete dias do uso do antibiótico, o paciente desenvolveu exantema maculopapular eritematoso. Foi atendido no oitavo dia da doença, mantendo febre e dor no quadrante superior esquerdo do abdome com irradiação para ombro. O exantema persistiu, e após 6 horas de observação, o paciente foi a óbito em choque hipovolêmico. Qual a principal hipótese diagnóstica e a provável causa do óbito?
Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor normal, qual a idade esperada de uma criança que senta com o mínimo apoio, rola da posição supina para a posição prona, tenta buscar um objetivo que está fora do seu alcance, mas não desenvolveu ainda o movimento de pinça?
Compartilhar