Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Paciente com 40 semanas de gestação é submetida a parto vaginal, com período expulsivo prolongado. Neonato nasce com gasping, cianose central e com hipoatividade.Qual a melhor conduta na assistência a esse recém-nascido?

A
Iniciar ventilação com pressão positiva com balão, máscara e oxigênio a 100%, após colocar o neonato em calor radiante.
B
Iniciar ventilação com pressão positiva com tubo traqueal e massagem cardíaca de forma integrada.
C
Iniciar os passos iniciais da reanimação e avaliar respiração, frequência cardíaca e cor para determinar a ação a ser instituída.
D
Iniciar ventilação com pressão positiva e oxigênio a 100% por tubo traqueal nº 3,5
E
Iniciar oxigênio inalatório e estímulo tátil com piparotes nos pés, após colocar em fonte de calor radiante.
Um enfermo com hipertensão arterial pulmonar primária, classe funcional II da NYHA, apresenta mínima redução daquela pressão após prova terapêutica aguda com adenosina endovenosa. Considerando os dados fornecidos a melhor opção terapêutica seria:
Mulher com 51 anos de idade é internada devido a falta de ar, tosse e emagrecimento não quantificado, negando febre, dor torácica ou edemas. Há 7 anos mastectomia por Ca, fazendo quimio e radioterapia. Diabética e hipertensa há 12 anos usando IECA. Hipotireoidismo há 1 ano, em uso irregular de 25 mcg de Puran t4. Coração em RR de 3 tempos ( B4). V e FTV abolidos em 2/3 inferiores do hemitórax direito.PA: 110 x 70 mmHg deitada e após 3 minutos de pé; FR: 24 irpm; FC 66 bpm. Ecocardiograma com derrame pericárdico importante e leve disfunção sistólica de VE, sem outras anormalidades de monta. São hipóteses diagnósticas prováveis, EXCETO:
Paciente de 58 anos, assintomática, 10 mamografias de rastreamento, cujo diagnóstico foi de B1-RADS 4C por area de 2 centímetros com microcalcificações pleomórficas retroareolar à esquerda. O exame-físico e ultrassom das mamas estavam normais. A paciente deve então ser orientada da seguinte forma:
São indicações absolutas para cirurgia de amidalectomia:
Compartilhar