Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 42 anos de idade, com queixa de sangramento vaginal e dor pélvica, é atendida por um ótimo ginecologista. O médico, após examiná-la, relata à senhora que se trata de um mioma uterino, cuja porção se localiza na espessura da parede uterina, levando a pouca ou quase nenhuma deformidade das camadas externas e internas do útero. Nesse caso, a que tipo de mioma o ginecologista se refere?

A
Mioma subseroso.
B
Mioma intramural.
C
Mioma submucoso.
D
Mioma intraligamentar.
E
Sarcoma uterino.
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
Na presença de uma distócia de ombro, o obstetra insere os dedos da mão vaginal atrás do ombro anterior do feto, tentando rodá-lo em direção ao tórax fetal. Esta manobra denomina-se:
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Síndrome pré-menstrual. (2) Miomas uterinos. (3) Endometriose. (4) Doença inflamatória pélvica. ( ) Classicamente, as pacientes apresentam dor pélvica, dor anexial e doa à mobilização do colo do útero. ( ) O sangramento uterino aumentado é a queixa mais comum. Menorragia ou hipermenorreia é o padrão típico do sangramento uterino. ( ) O sintoma mais comum é a dor pélvica, que na maioria das vezes, é cíclica; exacerba-se no período perimenstrual, podendo irradiar-se para os membros inferiores ou para a região lombar. ( ) É um distúrbio crônico que ocorre na fase lútea do ciclo menstrual e desaparece logo após o início da menstruação. A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é:
Paciente masculino, de 72 anos, relata história de dificuldade miccional progressiva. Refere episódios de retenção urinaria aguda no passado, resolvidos espontaneamente. Qual das afirmativas abaixo NÃO pode ser considerada correta para esse caso?
Compartilhar