Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 42 anos de idade, com queixa de sangramento vaginal e dor pélvica, é atendida por um ótimo ginecologista. O médico, após examiná-la, relata à senhora que se trata de um mioma uterino, cuja porção se localiza na espessura da parede uterina, levando a pouca ou quase nenhuma deformidade das camadas externas e internas do útero. Nesse caso, a que tipo de mioma o ginecologista se refere?

A
Mioma subseroso.
B
Mioma intramural.
C
Mioma submucoso.
D
Mioma intraligamentar.
E
Sarcoma uterino.
Lactente de 4 meses iniciou quadro de cianose labial e de extremidades que piora com o choro e durante as mamadas. Exame físico: eutrófico, eupneico, precórdio calmo, sopro rude em borda esternal esquerda. Rx tórax com área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado, hipofluxo pulmonar e ausência de infiltrado pulmonar. Nesse caso, a cardiopatia MAIS provável é:
Um recém-nascido de 42 semanas gestacionais, peso ao nascer de 4 kg, pele enrugada e descamada, com história de presença de líquido aspecto meconial no parto, apresentou taquipneia e gemência nas primeiras horas após o nascimento, que piorou nas próximas 24h. Evoluiu com reflexos neurológicos alterados e crises convulsivas. Apresentou cianose central com necessidade de suporte ventilatório. Sobre a fisiopatologia deste quadro, assinale a alternativa INCORRETA:
Na classificação CEAP da insuficiência venosa crônica, o estágio C4 corresponde ao aparecimento, no quadro clínico, de:
Um paciente de 42 anos de idade, portador de nefrolitíase, procura o pronto-socorro devido à cólica nefrética esquerda iniciada há 3 horas. Ao exame, encontra-se agitado, sem febre e com exame abdominal normal, exceto pela presença de dor durante percussão da loja renal. Após o uso de analgésicos injetáveis, há controle da dor. O exame de urina mostra 20 hemácias e 10 leucócitos, além de cristais de oxalato de cálcio. O hemograma mostra contagem de leucócitos normais. A conduta para esse paciente deve ser:
Compartilhar