Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher, 28 anos de idade, solteira, G1P0A1, referiu dor intensa em hipogástrio, com irradiação para região lombar bilateral. A dor iniciou há 3 dias e piorou nas últimas 12 horas, quando apresentou febre de 39,5°C. Nega vômitos e a última evacuação foi há 36 horas. Ao exame, apresentava-se gemente, em posição antálgica e, à palpação do abdome, sinais de peritonismo, principalmente em fossa ilíaca direita. Ao toque vaginal, mostrava dor intensa à mobilização do colo uterino, não sendo possível palpar anexos. Hemograma com 21.000 leucócitos/ml e desvio à esquerda. Ultrassonografia revelou massa anexial à direita de 5 cm de diâmetro sugestiva de abscesso no tubo ovariano. Qual a primeira conduta a ser tomada?

A
Internação e laparotomia exploradora.
B
Internação para antibioticoterapia endovenosa.
C
Culdocentese e cultura com antibiograma.
D
Antibioticoterapia oral e retorno em 3 dias para a reavaliação do caso.
Em relação ao mieloma múltiplo, é correto afirmar que:
Primigesta, 14 anos, usuária de cocaína, portadora de epilepsia desde a infância fazendo uso irregular de fenitoína, gestação de 32 semanas. Não ?zera pré-natal, mas seu ciclo menstrual sempre foi regular, inclusive o último. Chegou ao pronto-socorro queixando-se de intensa cefaleia frontal, borramento da visão e epigastralgia. Ao exame: PA = 140/110 mmHg, altura uterina = 25 cm; frequência cardíaca fetal = 120 bpm , toque vaginal:colo longo, grosso, posterior impérvio, plano zero de De Lee. Cardiotocogra?a: padrão não-tranquilizador com algumas desacelerações variáveis; ultrassonogra?a com dopplervelocimetria: diástole-reversa. Fita reagente urinária: proteínas 4+. Uma hora após o atendimento inicial, começa a apresentar convulsões tônico-clônicas. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta:
A investigação por imagem do trato urinário em uma menina de 10 meses que apresentou infecção urinária deve ser feita inicialmente, por meio de:
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Compartilhar