Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 42 anos de idade, com queixa de sangramento vaginal e dor pélvica, é atendida por um ótimo ginecologista. O médico, após examiná-la, relata à senhora que se trata de um mioma uterino, cuja porção se localiza na espessura da parede uterina, levando a pouca ou quase nenhuma deformidade das camadas externas e internas do útero. Nesse caso, a que tipo de mioma o ginecologista se refere?

A
Mioma subseroso.
B
Mioma intramural.
C
Mioma submucoso.
D
Mioma intraligamentar.
E
Sarcoma uterino.
A rinite alérgica é uma afecção comum na infância. Em relação à abordagem adequada e ao tratamento eficaz deste problema de saúde, avalie as assertivas abaixo e depois assinale a opção correta: I - Mesmo no caso de lactentes sadios, mas com história de atopia na família, deve-se orientar o aleitamento materno e a restrição de alérgenos aéreos que podem reduzir em cerca de 50% o risco de atopia. / II - Rinite com obstrução persistente de fossas nasais pode levar a alterações e sequelas no crescimento facial como face alongada, nariz pequeno e mordida cruzada posterior. / III - O tratamento medicamentoso deve ser evitado nos casos de rinite persistente, visto que há pouco resultado prático e o uso de medicação pode trazer mais malefícios do que benefícios. / IV - Exames complementares tem pouca valia para embasar o diagnóstico da rinite alérgica, o qual deve ser feito baseado na história clinica e nos antecedentes pessoais e familiares de atopia.
Qual dos seguintes achados do liquor é mais compatível com meningite aguda por Streptococcus pneumoniae?
Mulher de 24 anos, gestante de aproximadamente 08 semanas, procura orientação médica, referindo dores musculares, febre e cefaléia há 24 horas. Refere que há cerca de 2 semanas teve sua casa invadida por enchente, e manteve íntimo contato com as águas. Dentre as assertivas abaixo, assinale a incorreta:
Uma geronte de 87 anos com diagnóstico de Doença de Alzheimer é atendida, em domicílio, por seu médico geriatra assistente. Os familiares referem quadro clínico de sonolência diurna excessiva, intercalada com episódios de confusão mental e agitação psicomotora. Ao exame, não apresentava sinais focais, mas tinha dificuldade em focar e manter a atenção ao exame clínico. Os familiares referem que a paciente teve uma piora aguda da cognição e evoluiu em 48 horas para o quadro atual. Vem apresentando urina sanguinolenta e com odor fétido. Avaliando o diagnóstico sindrômico e as opções de diagnósticos etiológicos e condutas adequadas, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar