Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com 45 anos de idade, em terapia hormonal. Mamografia BI-RADS 0. A melhor conduta será:

A
não fazer nada.
B
fazer acompanhamento a curtos períodos.
C
complementar a propedêutica.
D
prescrever raloxifeno.
E
suspender a TH imediatamente.
Um homem de 60 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica grave, está em avaliação pré-operatória para correção de hérnia epigástrica sintomática. Faz uso regular de broncodilatadores. Os exames pré-operatórios revelam: sódio sérico: 121 mEq/L; potássio sérico: 3,6 mEq/L; cloreto sérico: 94 mEq/L e HCO3: 24 mEq/L. Inicia-se o tratamento do distúrbio hidroeletrolítico com restrição hídrica, mas as anormalidades não são corrigidas de forma satisfatória. Próximo passo:
No 14º dia de nutrição parenteral, a fístula enterocutânea cicatrizou e o paciente consegue ingerir 80% de suas necessidades calóricas diárias. Passou a apresentar febre (até 38 °C) e foi isolada Candida parapsilosis em hemocultura. O local de punção do cateter central não apresenta sinais flogísticos. Conduta mais apropriada:
Um paciente submetido a peritonectomia com quimioterapia hipertérmica intraperitoneal para tratamento de carcinomatose peritoneal por tumor mucinoso de apêndice evolui no pós-operatório com fósforo sérico de 1,8 mg/dL. É correto afirmar:
Uma multípara de 45 anos está grávida de 32 semanas. É hipertensa crônica e usa metildopa 2g ao dia. Chega ao hospital queixando-se de cefaléia intensa, escotomas, epigastralgia e tontura. Ao exame físico: edema generalizado, PA: 185X115 mmHg, BCF 158bpm, sem contrações uterinas. A melhor conduta será:
Compartilhar