Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente com 47 anos de idade com hemorragia digestiva alta realiza endoscopia digestiva que evidencia uma lesão ulcerada de 2cm de extensão localizado no antro gástrico compatível com Bormann III, cujo anatomopatológico revela tratar-se de um adenocarcinoma gástrico tubular moderadamente diferenciado. Qual a melhor opção de tratamento?

A
Quimioterapia neoadjuvante e gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D2.
B
Gastrectomia total com linfadenectomia D2.
C
Gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D1.
D
Gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D2.
Mulher, 35 anos, vítima de atropelamento por ônibus, é submetida à drenagem torácica por pneumotórax à esquerda, em cujo frasco há intenso borbulhamento. Ao exame, percebe-se ausência de reexpansão pulmonar. Radiograma de controle mostra colabamento do pulmão esquerdo. A administração de 2 litros de cristaloides aquecidos não melhora as condições hemodinâmicas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Cynara, 30 anos, gesta II para I, hipertensa e diabética tipo I. Está na 8ª semana de gestação e apresenta sangramento de pequena quantidade e cólicas discretas há 3 dias, que cessaram hoje cedo pela manhã. A ultrassonografia realizada há 2 semanas evidenciou gestação tópica com embrião de 6 semanas e batimentos cardíacos presentes. Ao exame especular apresenta sangramento vaginal muito discreto e, ao toque, útero aumentado de tamanho (+/- 10cm) e colo fechado. Na primeira gestação, Cynara teve parto prematuro na 31ª semana de gravidez e traz o relatório da internação daquela ocasião. Há referência a uma medicação utilizada na tocólise, sendo considerada a possibilidade de associação do uso desse fármaco ao desfecho da gravidez. A provável medicação é:
O tratamento mais eficaz para demência associada ao HIV é:
Assinale a alternativa que NÃO está associada com aumento do risco de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial.
Compartilhar