Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente com 47 anos de idade com hemorragia digestiva alta realiza endoscopia digestiva que evidencia uma lesão ulcerada de 2cm de extensão localizado no antro gástrico compatível com Bormann III, cujo anatomopatológico revela tratar-se de um adenocarcinoma gástrico tubular moderadamente diferenciado. Qual a melhor opção de tratamento?

A
Quimioterapia neoadjuvante e gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D2.
B
Gastrectomia total com linfadenectomia D2.
C
Gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D1.
D
Gastrectomia subtotal ampliada com linfadenectomia D2.
Criança de 7 anos, sexo masculino, é internada com vômitos persistentes. A palpação abdominal identifica uma estrutura ovalada (“oliva”) em abdome superior a direita. O cirurgião pediátrico tem a hipótese diagnóstica de estenose hipertrófica de piloro. Caso esteja correto, a alteração eletrolítica / gasométrica que espera encontrar é:
Paciente com litíase ureteral à direita apresentou cólica nefrética intensa, febre, leucocitose com desvio à esquerda, frequência cardíaca de 110 bpm e frequência respiratória de 28 irpm. A urotomografia mostrou um cálculo em terço superior de ureter de 1,1 cm, hidronefrose concomitante e borramento da gordura perirrenal. Podemos afirmar que:
Marque a alternativa incorreta:
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Compartilhar