Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
A
fisioterapia por 6 a 12 meses com fortalecimento muscular.
B
cirurgia aberta ou artroscópica para bursectomia e acromioplastia.
C
fisioterapia em 2 etapas: estiramento capsular e reforço muscular.
D
cirurgia somente após 18 meses de tratamento conservador sem melhora.
E
fisioterapia em 3 etapas: alívio da dor, estiramento capsular e reforço muscular.
Outras questões
Lactente de 6 meses, desnutrido, com clínica de broncopneumonia e estado geral comprometido, apresenta-se no pronto-socorro infantil onde foi requisitado Raio X de tórax. A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar são indicativos de infecção causada mais provavelmente por:
A fim de evitar a desnutrição em lactente com 4 meses de idade, o melhor conselho que você daria a uma mãe nutriz, em um país em desenvolvimento, quando ela descobre que está novamente grávida é:
Criança com 4 anos de idade, não vacinada com BCG, apresenta-se com teste de PPD = reator forte 12mm, assintomática, Rx do tórax sem anormalidades. Pai e mãe são tuberculosos, baciliferos e iniciaram uso do Esquema I há dez dias. A conduta correta em relação à criança é:
Os critérios clínicos avaliados no recém-nascido após os passos iniciais na sala de parto são: