Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Omeprazol tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
B
O diagnóstico mais comum para dor epigástrica é a dispepsia não ulcerosa.
C
Dois terços dos pacientes com úlcera duodenal se queixam de dor que os faz acordar de noite, entre meia-noite e 3h da madrugada.
D
O tratamento empírico em pacientes com mais de 45 anos de idade pode ser tentado por curto espaço de tempo, inicialmente, mesmo com sintomas como despertar noturno, pois a chance de resposta ao tratamento é alta.
E
Cimetidina tem a capacidade de inibir o citocromo P450 e potencializar a ação da varfarina.
RN, 3 horas de vida, nascido em Hospital Secundário com Apgar de 6 e 8, peso ao nascer de 2120 g e idade gestacional de 34 semanas. Em seguida, foi transportado no colo da enfermeira para Hospital Terciário. Existe relato de crises de cianose durante o transporte. Exame físico: FC = 110 bpm, T = 35,9°C, FR = 65 irpm, mau estado geral, apatia, palidez cutânea, extremidades frias e cianóticas, respiração irregular e ausência de dispneia ou gemência. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
Em relação à dor no período pós-operatório, qual a alternativa CORRETA?
A contração de detrusor é inibida por drogas:
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar