Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Hematologia

Dermatologia

Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.

A
Reflexo de Moro e epilepsia mioclônica - fenobarbital.
B
Síndrome de West e neurofibromatose - vigabatrina.
C
Síndrome de West e neurofibromatose - ACTH.
D
Síndrome de West e toxoplasmose congênita - ácido valproico.
E
Síndrome de West e esclerose tuberosa - corticosteroide.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso abaixo. Menino em idade escolar apresentou quadro súbito de dor e aumento de volume escrotal, acompanhado de hiperemia. O quadro é sugestivo de ....... e os diagnósticos diferenciais a serem considerados são ....... e ........
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico a seguir. Paciente veio à consulta por apresentar icterícia, náuseas e desconforto abdominal, quadro iniciado há 3 semanas. Exames laboratoriais iniciais mostraram aumento de bilirrubinas conjugadas e de transaminases hepáticas. O achado de ............ positivo define o diagnóstico de ............. aguda.
Com relação à úlcera péptica perfurada, considere as assertivas abaixo. I-Perfuração é a complicação mais comum da doença ulcerosa péptica. II-À exceção das pré-pilóricas, as demais úlceras gástricas devem ser biopsiadas durante o procedimento cirúrgico. III-O tratamento cirúrgico das úlceras duodenais perfuradas na maioria das vezes é bem- sucedido apenas com sutura do orifício e omentoplastia. Quais são as corretas?
Na crise renal esclerodérmica, o tratamento de escolha é:
Compartilhar