Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Neurologia

Hematologia

Dermatologia

Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.

A
Reflexo de Moro e epilepsia mioclônica - fenobarbital.
B
Síndrome de West e neurofibromatose - vigabatrina.
C
Síndrome de West e neurofibromatose - ACTH.
D
Síndrome de West e toxoplasmose congênita - ácido valproico.
E
Síndrome de West e esclerose tuberosa - corticosteroide.
Um paciente com megaesôfago, com diâmetro radiológico inferior a 5 centímetros, foi submetido a tratamento por dilatação pneumática por 2 anos, ao fim dos quais se apresentava assintomático. Não compareceu mais às sessões de revisão e, 3 anos após a última consulta, retornou com queixas de disfagia, regurgitação e emagrecimento acentuado. O exame contrastado do esôfago mostrou dilatação esofagiana superior a 7 centímetros. O tratamento mais indicado para este paciente, no momento, é:
Com relação ao exame neurológico da criança podemos afirmar que:
Mulher de 36 anos apresenta-se com quadro de ascite há 2 semanas. A punção revelou um GASA (gradiente de albumina soro-ascite) de 1,3mg/dL. É mais provável tratar-se de:
A técnica de Stoppa é considerada:
Compartilhar