Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente com 60 anos, fumante ativo, apresenta tosse e expectoração hemóptica. Procurou assistência médica. A radiografia de tórax em PA (póstero-anterior) e perfil revelou opacidade hilar, gerando suspeita de câncer pulmonar. A realização de tomografia computadorizada (TC) de tórax e abdome superior poderá fornecer, exceto:

A
detalhes sobre as características da superfície do tumor, sua localização em relação às estruturas de mediastino e à parede torácica.
B
visualização mais periférica da árvore traqueobrônquica e possibilidade de biópsias de lesões situadas em brônquios segmentares.
C
detalhes da presença de metástases em pulmões, fígado, adrenais e esqueleto ósseo torácico.
D
detalhes da existência de derrames pleurais ou pericárdicos pouco volumosos.
E
estudo dos linfonodos do mediastino com precisão, permitindo divisar sua localização anatômica, sua densidade e seu tamanho.
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Conduta mais apropriada:
São efeitos colaterais da fototerapia, EXCETO:
De cada 1000 ml de solução glicosada a 5%, infundida via parenteral, permanece no espaço intravascular cerca de:
A punção de macrocisto, recidivado em paciente de 42 anos de idade, aspirou 18 ml de líquido hemorrágico. A conduta adequada para o caso apresentado é:
Compartilhar