Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente com 60 anos, fumante ativo, apresenta tosse e expectoração hemóptica. Procurou assistência médica. A radiografia de tórax em PA (póstero-anterior) e perfil revelou opacidade hilar, gerando suspeita de câncer pulmonar. A realização de tomografia computadorizada (TC) de tórax e abdome superior poderá fornecer, exceto:

A
detalhes sobre as características da superfície do tumor, sua localização em relação às estruturas de mediastino e à parede torácica.
B
visualização mais periférica da árvore traqueobrônquica e possibilidade de biópsias de lesões situadas em brônquios segmentares.
C
detalhes da presença de metástases em pulmões, fígado, adrenais e esqueleto ósseo torácico.
D
detalhes da existência de derrames pleurais ou pericárdicos pouco volumosos.
E
estudo dos linfonodos do mediastino com precisão, permitindo divisar sua localização anatômica, sua densidade e seu tamanho.
A Campanha Choosing Wisely é uma iniciativa da American Board of Internal Medicine (ABIM), que reúne recomendações baseadas em evidências de diversas especialidades com o objetivo de ajudar médicos e pacientes na tomada de decisão em várias situações clínicas. Alguns princípios norteadores da boa prática em Geriatria foram publicados nessa campanha pela Sociedade Americana de Geriatria, como:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “ classificação de Bi- rads IV ’’. A conduta é:
Lactente de seis meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta, pela manhã, logo após despertar, quadro de agitação, choro inconsolável, hiperpneia e cianose intensa e progressiva, evoluindo para síncope. Durante estas “crises”, a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:
Compartilhar