Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.

A
A faringite aguda causada pelo estreptococo do grupo A é comum em crianças com menos de 3 anos de idade.
B
A faringite aguda na população adulta tem como principal etiologia a bactéria Streptococcus pyogenes.
C
A infecção aguda pelo vírus HIV pode ocasionar um quadro de faringite aguda, devendo ser considerada nos pacientes com comportamento de risco.
D
O início precoce do antibiótico penicilina no tratamento da faringite aguda estreptocócica é importante para a prevenção da glomerulonefrite aguda.
E
No paciente com faringite aguda, a presença de linfonodos aumentados e dolorosos na região cervical é sugestivo da etiologia viral, principalmente da família rinovírus.
Na fase aguda de um quadro de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico podemos encontrar os seguintes achados na tomografia computadorizada de crânio, exceto:
A bronquiolite viral aguda (BVA) é a mais comum infecção do trato respiratório inferior em crianças pequenas, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o seu principal agente etiológico. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza paciente de risco para a infecção pelo VSR.
Assinale a alternativa correta:
Considere um caso de choque hemorrágico por varizes esofágicas sangrantes em paciente hepatopata evoluindo com hipotensão arterial (85x50 mmHg) e oligúria, após sondagem vesical e passagem de balão esofágico. Os exames revelam: Hb 6,5 g/dl; Htc: 21%, tempo de protrombina: 23 seg com INR: 1,5; proteínas totais: 6,0 mg/dL; com albumina:2,5 mg/dL; ureia:95mg/dL; creatinina: 1,9 mg/dL, potássio: 4,8mEq/. O conjunto de medidas terapêuticas iniciais mais adequado no momento é:
Compartilhar