A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.
A
A faringite aguda causada pelo estreptococo do grupo A é comum em crianças com menos de 3 anos de idade.
B
A faringite aguda na população adulta tem como principal etiologia a bactéria Streptococcus pyogenes.
C
A infecção aguda pelo vírus HIV pode ocasionar um quadro de faringite aguda, devendo ser considerada nos pacientes com comportamento de risco.
D
O início precoce do antibiótico penicilina no tratamento da faringite aguda estreptocócica é importante para a prevenção da glomerulonefrite aguda.
E
No paciente com faringite aguda, a presença de linfonodos aumentados e dolorosos na região cervical é sugestivo da etiologia viral, principalmente da família rinovírus.
Outras questões
Na fase aguda de um quadro de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico podemos encontrar os seguintes achados na tomografia computadorizada de crânio, exceto:
A bronquiolite viral aguda (BVA) é a mais comum infecção do trato respiratório inferior em crianças pequenas, sendo o vírus sincicial respiratório (VSR) o seu principal agente etiológico. Assinale a alternativa que NÃO caracteriza paciente de risco para a infecção pelo VSR.
Assinale a alternativa correta:
Considere um caso de choque hemorrágico por varizes esofágicas sangrantes em paciente hepatopata evoluindo com hipotensão arterial (85x50 mmHg) e oligúria, após sondagem vesical e passagem de balão esofágico. Os exames revelam: Hb 6,5 g/dl; Htc: 21%, tempo de protrombina: 23 seg com INR: 1,5; proteínas totais: 6,0 mg/dL; com albumina:2,5 mg/dL; ureia:95mg/dL; creatinina: 1,9 mg/dL, potássio: 4,8mEq/. O conjunto de medidas terapêuticas iniciais mais adequado no momento é: