Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente com 68 anos de idade solicita atendimento na Unidade Básica de Saúde correspondente à sua área de residência. Queixa de dor abdominal intensa há 24 horas, sobretudo no flanco e quadrante inferior esquerdo acompanhada de parada da eliminação de gases e fezes. Ao exame físico apresenta febre, distensão abdominal, peristaltismo inaudível, dor à palpação do quadrante inferior esquerdo com massa palpável e contratura muscular de defesa localizada nesta área, além de descompressão dolorosa. Considerando o enunciado, responda à questão a seguir. Assinale a resposta correta quanto ao quadro clínico apresentado pelo paciente entre as seguintes alternativas:

Uma gestante de 32 semanas apresenta ao exame ultrassonográfico de pré-natal hidronefrose unilateral no feto único do sexo masculino. Qual a causa mais provável desta alteração encontrada?
No próximo item é apresentado um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de cinquenta e quatro anos de idade, tabagista, portador de neoplasia de cabeça de pâncreas, foi submetido à duodenopancreatectomia com preservação pilórica. O procedimento transcorreu sem intercorrências. O paciente foi transferido para UTI no pós-operatório imediato extubado, respirando ar ambiente, com saturação de oxigênio de 98%. No segundo dia após a operação, o paciente apresentou desconforto respiratório importante, baixa de saturação, com necessidade de entubação orotraqueal para assistência ventilatória adequada. A radiografia de tórax mostrou desvio da traqueia para esquerda, pequeno nível de líquido obliterando o seio costofrênico esquerdo, desvio do coração para o lado esquerdo e colapso do pulmão esquerdo. Nesse caso, a conduta clínica adequada seria manter a assistência ventilatória, realizar fisioterapia respiratória, tromboprofilaxia e drenagem torácica fechada do hemitórax esquerdo.
Entre as causas de delirium, em pacientes com câncer, incluem-se, EXCETO:
Um recém-nascido no quinto minuto de vida foi avaliado clinicamente com cianose de extremidades, frequência cardíaca de 130 bpm, espirros ao ser aspirado pelas narinas, choro débil e discreta flexão de extremidades. De acordo com o boletim de APGAR, que nota esse recém-nascido deverá receber no quinto minuto de vida?
Compartilhar