Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente com 70 anos, feminino, foi internada com hematêmese e melena há três dias, sem instabilidade hemodinâmica, apresentando, na endoscopia digestiva alta, uma lesão ulcerada em corpo gástrico, na vertente posterior da grande curvatura. Para o diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal, assinale a afirmativa incorreta.

A
Deve ser suspeitado nos casos de tumores de células fusiformes, cujo exame histológico demonstre neoplasia fusocelular.
B
Para confirmação diagnóstica é mandatório exame imuno-histoquímico com pesquisa do CD 117 (c-Kit).
C
Apresentando positividade para c-Kit, pode ser submetido, além do tratamento cirúrgico (nos casos ressecáveis), ao uso do Imatinibe (ST1-571).
D
O PET scan é o exame que tem que ser realizado para a confirmação diagnóstica.
E
Quando existe uma forte suspeita clínica de que o paciente tenha GIST e a análise imuno-histoquímica resulta em KIT negativo, deve-se solicitar análise molecular do tecido tumoral, tanto para avaliar a presença de mutações no gene do c-KIT, como para avaliar mutações no gene do PDGFR alfa (plaquet-derived growth factor receptor alfa).
A cardiopatia congênita que consiste em implantação baixa da valva tricúspide, que se encontra anormalmente dentro do ventrículo direito, chama-se:
Classifique o Apgar do recém-nascido que apresenta as características abaixo: - Ao final do primeiro minuto de vida: frequência cardíaca de 120 bpm, respiração iregular, movimentação ativa, responde com careta à introdução do cateter na narina, corpo róseo e extremidades cianóticas. - Ao final do quinto minuto: frequência cardíaca de 140 bpm, chorando com boa respiração, mantendo movimentação ativa, apresentando tosse à passagem de cateter nasal e completamente róseo.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção grave que se relaciona com a DM, acomete o canal auditivo externo e a base do crânio, podendo apresentar importante morbimortalidade. Diante de tal caso, aponte a alternativa CORRETA.
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar