Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente com 70 anos, feminino, foi internada com hematêmese e melena há três dias, sem instabilidade hemodinâmica, apresentando, na endoscopia digestiva alta, uma lesão ulcerada em corpo gástrico, na vertente posterior da grande curvatura. Para o diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal, assinale a afirmativa incorreta.

A
Deve ser suspeitado nos casos de tumores de células fusiformes, cujo exame histológico demonstre neoplasia fusocelular.
B
Para confirmação diagnóstica é mandatório exame imuno-histoquímico com pesquisa do CD 117 (c-Kit).
C
Apresentando positividade para c-Kit, pode ser submetido, além do tratamento cirúrgico (nos casos ressecáveis), ao uso do Imatinibe (ST1-571).
D
O PET scan é o exame que tem que ser realizado para a confirmação diagnóstica.
E
Quando existe uma forte suspeita clínica de que o paciente tenha GIST e a análise imuno-histoquímica resulta em KIT negativo, deve-se solicitar análise molecular do tecido tumoral, tanto para avaliar a presença de mutações no gene do c-KIT, como para avaliar mutações no gene do PDGFR alfa (plaquet-derived growth factor receptor alfa).
Qual a melhor escolha para o tratamento de meningite bacteriana adquirida, na comunidade, em uma criança com 4 anos de idade, previamente hígida?
Paciente adequadamente tratada de endometrite pós-parto, na qual o exame físico e os complementares não revelam alterações. A persistência de febre sugere:
A conduta em uma paciente de 50 anos, sem alteração palpatória e sem biópsia prévia, com alteração mamográfica com area espiculada do tipo cicatriz radial de 1,5 cm, classificada como categoria BIRADS IV (suspeita de malignidade), é:
Espera-se ocorrer maior formação da massa óssea total na:
Compartilhar