Paciente com 72 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva, em tratamento de broncopneumonia, sob ventilação mecânica. Há 30 minutos foi submetido à passagem de catéter venoso central em veia subclávia direita. Evoluindo com hipotensão, turgência jugular e com saturação de oxigênio de 70%. Qual será provavelmente a melhor conduta?
A
Iniciar noradrenalina.
B
Colher gasometria arterial para otimizar os parâmetros ventilatórios.
C
Realizar imediatamente radiografia do tórax.
D
Puncionar o hemitórax direito no segundo espaço intercostal.
E
Trocar a cânula de intubação.
Outras questões
Paciente negro, 45 anos, internado no HCTCO há 25 dias, com quadro de empiema pleural, BAAR negativo em três amostras, biópsia pleural inespecífica, apresentando ao raio- X: dreno tórax bem posicionado, nível hidroaéreo, espessamento pleural e cavidade empiemática com mais ou menos 350 ml. Qual a melhor conduta?
Paciente de 65 anos fez mamografia de rotina que mostra area com microcalcificações e densidade assimétrica no quadrante superior externo direito, classificação BI-RADS-4. Qual o próximo passo propedêutico?
Em ato de solidariedade a um amigo, procurou o centro de Hematologia (CH) para doação de sangue. Um mês depois, recebeu uma carta do CH por ter sido identificado um marcador de hepatite B, o anti-HBc total e orientação para procurar serviço médico. Ao ser atendido, na anamnese e ao exame clínico nada foi encontrado de anormal. Solicitados os seguintes marcadores virais: anti-HCV negativo, HBsAg negativo e anti-HBs positivo. A hipótese mais provável baseada nos dados acima é:
Em relação à prova tuberculínica cutânea (PPD) é correto afirmar: