Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente com 72 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva, em tratamento de broncopneumonia, sob ventilação mecânica. Há 30 minutos foi submetido à passagem de catéter venoso central em veia subclávia direita. Evoluindo com hipotensão, turgência jugular e com saturação de oxigênio de 70%. Qual será provavelmente a melhor conduta?

A
Iniciar noradrenalina.
B
Colher gasometria arterial para otimizar os parâmetros ventilatórios.
C
Realizar imediatamente radiografia do tórax.
D
Puncionar o hemitórax direito no segundo espaço intercostal.
E
Trocar a cânula de intubação.
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Na síndrome compartimental aguda dos membros inferiores, o achado clínico inicial de maior sensibilidade para o diagnóstico é:
A zetaplastia é uma técnica cirúrgica de:
Compartilhar