Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente com 72 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva, em tratamento de broncopneumonia, sob ventilação mecânica. Há 30 minutos foi submetido à passagem de catéter venoso central em veia subclávia direita. Evoluindo com hipotensão, turgência jugular e com saturação de oxigênio de 70%. Qual será provavelmente a melhor conduta?

A
Iniciar noradrenalina.
B
Colher gasometria arterial para otimizar os parâmetros ventilatórios.
C
Realizar imediatamente radiografia do tórax.
D
Puncionar o hemitórax direito no segundo espaço intercostal.
E
Trocar a cânula de intubação.
Dois são os fatores que influenciam diretamente o prognóstico da queimadura. Assinale a alternativa correta. (MACIEL, E.; SERRA, M. C. Tratado de queimaduras. Cálculo de área queimada e indicadores para internação hospitalar, p..43, cap. 7)
Hérnia inguinal indireta com ânulo inguinal profundo alargado (assoalho do canal inguinal íntegro) e parede posterior preservada é classificada como Nyhus:
Um paciente apresenta um quadro de síndrome nefrótica. Na investigação, cursa com consumo do complemento. Qual das etiologias abaixo é a mais provável como causa da doença?
Você é chamado para examinar um RN a termo, com 48 horas de vida, em aleitamento materno exclusivo no alojamento conjunto. A mãe se queixa de intumescimento mamário e que seu filho chora muito e se mostra irritado. O exame físico é normal, embora o neonato esteja ictérico ++/4+ até zona II de Krammer e tenha perdido 8% do peso de nascimento. Assinale a alternativa que contém a MELHOR CONDUTA: Referência: MINISTÉRIO DA SAÚDE - Programa de Aleitamento Materno.
Compartilhar