Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Reumatologia

Paciente com 8 anos do sexo feminino é atendido na urgência pediátrica com quadro de movimentos incoordenados, involuntários e que desaparecem durante o sono. Foi observado ainda disartria e labilidade emocional. Sobre esta manifestação, é incorreto afirmar:

A
A sua presença, isoladamente, excluídas outras causas, determina o diagnóstico de febre reumática.
B
Não existe evidência de que o uso de corticoide seja benéfico.
C
É uma manifestação precoce da febre reumática com período de latência de 10 a 15 dias.
D
O uso de haloperidol é indicado para o controle dos sintomas.
E
O repouso em ambiente tranquilo é recomendado no tratamento.
Relacione as condições clínicas (coluna numérica) às neoplasias a elas associadas. 1 - Síndrome de Down; 2 - Síndrome de Beckwith-Wiedemann; 3 - Síndrome de Horner; 4 - Neurofibromatose; 5 - Síndrome de Edward. ( ) Neuroblastoma; ( ) Tumor de Wilms; ( ) Leucemia megacarioblástica. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Lactente, 2 meses, portador de cardiopata congênita com hiperfluxo pulmonar, chega ao pronto socorro infantil, com quadro de diarreia líquida sem sangue, muco ou pus e febre de 38°C. Está sugando o seio materno avidamente. Dá-se o diagnóstico de diarreia aguda com desidratação moderada. Feita a internação hospitalar. Marque a alternativa que descreve a conduta correta:
Paciente de 55 anos, assintomático, apresenta diagnóstico de câncer de próstata. PSA total: 12,5. Toque retal: próstata endurecida em lobo direito. Biópsia de próstata: adenocarcinoma de próstata. Gleason 8 (5+3). Todos os fragmentos comprometidos em lobo direito. Estadiamento não evidenciou doença a distância. T2bN0M0. Qual (is) a (s) opção (ões) de tratamento para este paciente?
Um homem de 75 anos de idade foi atendido no posto de saúde com história de dor abdominal tipo cólica de leve a moderada intensidade há cerca de um mês. Referiu que apresentava hematoquezia há cerca de três meses e que, há duas semanas, notou tumor na fossa ilíaca esquerda de +/- 10 cm de diâmetro. Negou febre e referiu astenia e perda de cerca de 10% de seu peso habitual nos últimos dois meses. Negou antecedentes familiares de neoplasias, diabetes e doenças cardiológicas. Considerando esse caso e a hipótese diagnóstica de câncer no cólon, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar