Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Reumatologia

Paciente com 8 anos do sexo feminino é atendido na urgência pediátrica com quadro de movimentos incoordenados, involuntários e que desaparecem durante o sono. Foi observado ainda disartria e labilidade emocional. Sobre esta manifestação, é incorreto afirmar:

A
A sua presença, isoladamente, excluídas outras causas, determina o diagnóstico de febre reumática.
B
Não existe evidência de que o uso de corticoide seja benéfico.
C
É uma manifestação precoce da febre reumática com período de latência de 10 a 15 dias.
D
O uso de haloperidol é indicado para o controle dos sintomas.
E
O repouso em ambiente tranquilo é recomendado no tratamento.
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
A respeito da parada cardiorrespiratória (PCR) em crianças, julgue o item a seguir. Nos casos em que uma criança em PCR se encontra sem pulso palpável e com assistolia indicada pelo eletrocardiograma, a conduta imediata indicada é proceder à desfibrilação elétrica (choque) com o auxílio de pás de adulto e carga de choque inicial de dois joules por quilo de peso.
Associe os tipos de drenos e sondas às situações clínicas para as quais estão mais indicados. 1- Dreno de Kehr. 2- Dreno de Sump. 3- Dreno de Penrose. 4- Sonda Sengstaken-Blakemore. 5- Sonda nasogátrica. ( ) Obstrução intestinal. ( ) Exploração de vias biliares. ( ) Hemorragia digestiva por varizes esofágicas. A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:
Em que situação paciente de 40 anos, com PA 140/100 em três consultas consecutivas, deve ser tratado medicamentosamente, associando-se de imediato medidas não farmacológicas?
Compartilhar