Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Neuropediatria

Paciente com 9 meses de idade, sexo feminino, comparece para consulta de rotina no ambulatório de puericultura. A família nega queixas e relata que a criança é muito ativa e esperta, observando preferência para segurar brinquedos com a mão esquerda, por ser “canhota”. Ao exame físico a paciente firma a cabeça, rola, senta sem apoio, ainda não engatinha, fica em pé com apoio e troca passos com apoio. A resposta obtida ao se testar o reflexo cutâneo plantar é de extensão dos dedos bilateral. Baseado nesses dados você conclui que:

A
A paciente apresenta desenvolvimento neuropsicomotor normal e já definiu a lateralidade, tendo a mão esquerda como dominante.
B
A paciente apresenta lesão no trato piramidal bilateral uma vez que o sinal de Babinsk está presente.
C
O desenvolvimento neuropsicomotor não está adequado, pois nesta idade as crianças já engatinham.
D
Considerar a possibilidade de diagnóstico de Encefalopatia Crônica Não Progressiva do tipo hemiparética.
Qual das alternativas abaixo não se relaciona à tosse crônica:
Criança de 4 anos, há 3 dias com coriza e tosse, foi trazida à consulta por apresentar febre de 38,7°C, taquipneia e dor abdominal. Ao exame, observaram-se redução do murmúrio vesicular no terço inferior do pulmão esquerdo e saturação de hemoglobina de 90%. Diante deste quadro, assinale a assertiva correta.
Qual a complicação imediata mais grave das fraturas?
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Compartilhar