Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Neuropediatria

Paciente com 9 meses de idade, sexo feminino, comparece para consulta de rotina no ambulatório de puericultura. A família nega queixas e relata que a criança é muito ativa e esperta, observando preferência para segurar brinquedos com a mão esquerda, por ser “canhota”. Ao exame físico a paciente firma a cabeça, rola, senta sem apoio, ainda não engatinha, fica em pé com apoio e troca passos com apoio. A resposta obtida ao se testar o reflexo cutâneo plantar é de extensão dos dedos bilateral. Baseado nesses dados você conclui que:

A
A paciente apresenta desenvolvimento neuropsicomotor normal e já definiu a lateralidade, tendo a mão esquerda como dominante.
B
A paciente apresenta lesão no trato piramidal bilateral uma vez que o sinal de Babinsk está presente.
C
O desenvolvimento neuropsicomotor não está adequado, pois nesta idade as crianças já engatinham.
D
Considerar a possibilidade de diagnóstico de Encefalopatia Crônica Não Progressiva do tipo hemiparética.
Para um pré-escolar de quatro (4) anos de idade, assintomático, não vacinada com a BCG e comunicante intradomiciliar de paciente portador de tuberculose pulmonar bacilífero, a conduta correta consiste em:
Em que situação a drenagem tubular fechada em selo d'água não está indicada?
Dentre as nefropatias abaixo discriminadas, marcar aquela considerada de origem hereditária e que se apresenta com glomerulonefrite, surdez neurossensorial e lesões oculares.
Pulso paradoxal pode ser encontrado em todas as situações abaixo, EXCETO em:
Compartilhar