Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente com atraso menstrual de 5 semanas, com sangramento genital discreto e dor leve em fossa ilíaca direita. Procurou pronto-socorro onde realizou beta-hCG confirmando gravidez (800 mUI/ml). A ultrassonografia demonstrava cavidade uterina vazia e ausência de massa anexiais. Qual a conduta?

A
Laparotomia para tratamento cirúrgico de gravidez ectópica
B
Laparoscopia para diagnóstico de gravidez ectópica
C
Tratamento medicamentoso da gravidez ectópica com metotrexato
D
Curetagem uterina devido ao abortamento inevitável
E
Repetir beta-hCG quantitativo e ultrassonografia transvaginal em 48 horas
Homem de 64 anos com história de síncopes de repetição. Usa amiodarona há 5 anos para "problema no coração". O exame físico é normal, não há déficits motores e um ECG realizado, na ocasião, não demonstra alterações. Qual a avaliação complementar inicial recomendada?
Mulher de 64 anos, etilista pesada, apresenta-se com icterícia (+++/4+), prurido, e vesícula biliar palpável no HD. Qual dos seguintes itens NÃO deve ser considerado em seu diagnóstico diferencial?
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica:
Liliana, 12 anos, apresentou um quadro súbito de febre, cefaleia intensa, vômitos e rigidez de nuca. Na emergência do IJF, a pediatra solicitou exame do LCR (Líquido Céfalo-Raquidiano) e iniciou tratamento para meningite meningocócica. Qual desses achados poderia ter sido encontrado que sugerisse essa etiologia?
Compartilhar