Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
A
insulinização imediata, pois são poucos os recursos que não a insulina, nesse caso.
B
acrescentar um inibidor da alfaglucosidase tipo Acarbose, que reduz predominantemente glicemia de jejum.
C
acrescentar um secretagogo de insulina, como uma sulfonilureias tipo Gliclazida.
D
acrescentar uma glinida tipo Repaglinida, secretagogo de curta duração.
E
iniciar outro agente hipoglicemiante sensibilizador da ação da insulina, como uma tiazolidinediona tipo Pioglitazona.
Outras questões
Considere-se um paciente de 28 anos com pneumonias de repetição há 3 anos e 2 episódios de hemoptise, portador de bronquiectasias saculares localizadas na pirâmide basal direita. Qual a alternativa que contém a indicação correta de tratamento cirúrgico para o referido paciente?
Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?
Assinale a alternativa que corresponde à indicação de colectomia na colite ulcerativa:
I - associação com colangite esclerosante primária progredindo para cirrose.
II - displasia-carcinoma.
III - sangramento colônico maciço.
A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que:
I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano.
II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical.
III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV.
Assinale a alternativa correta.