Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Paciente com diabetes tipo 2, portador de hipertensão arterial estágio I, deverá iniciar tratamento para a pressão preferencialmente com:

A
tratamento não farmacológico isolado nos primeiros três meses
B
tratamento não farmacológico + tratamento farmacológico com betabloqueador e diurético tiazídico.
C
tratamento não farmacológico + tratamento farmacológico com inibidor da enzima conversora da angiotensina ou bloqueador do receptor de angiotensina II + diuréticos tiazídicos, se necessário.
D
tratamento farmacológico com bloqueador dos canais de cálcio + diurético tiazídico.
Um paciente apresenta episódios repetidos de sangramento anal. O exame proctológico revela a presença de hemorroida com prolapso e redução espontânea, situada acima da linha denteada, com sinais recentes de sangramento. O tratamento mais adequado para este caso deve ser:
Os tipos de bacia que se encontram mais frequentemente associados às variedades de posição posteriores e transversas, respectivamente, são:
Paciente de 32 anos tenta engravidar há quatro anos. O espermograma do parceiro é normal. A histerossalpingografia revelou cotte positivo bilateralmente. No 23° dia do ciclo, a dosagem sérica da progesterona foi de 1 ng/ml e a histologia na biópsia de endométrio foi compatível com fase proliferativa. Para o caso descrito, a conduta mais adequada é indicar:
É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:
Compartilhar