Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente com diagnóstico de abortamento de repetição. Na investigação foi identificada presença de septo uterino, a melhor opção terapêutica seria:

A
Encaminhar para fertilização in vitro
B
Septoplastia histeroscópica
C
Cerclagem uterina
D
Metroplastia de Strassman
E
Conduta expectante
Mulher, 30a, com cólica renal esquerda há dois dias, dá entrada no Pronto Atendimento com febre de 39 °C e intensa dor lombar esquerda, com sinal de Giordano positivo. Trazia tomografia computadorizada de abdome sem contraste realizada no dia anterior, que mostrava um cálculo ureteral distal esquerdo de 6 mm de diâmetro associado a hidronefrose moderada, com densidade de 750 UH e distância pelecálculo de 7 cm. Realizou exame de urina que demonstrou leucocitúria acentuada e nitrito positivo. Após tratamento da dor e da febre, coleta de urocultura e hemocultura e início de antibioticoterapia, a conduta é:
Mulher de 75 anos, hipermetrope, com queixa de dor ocular à direita há 1 dia. EF: hiperemia ocular pericerática e pupila em semi-midríase paralítica. A hipótese diagnóstica mais provável é
Comparece em sua unidade uma gestante de 32 semanas buscando aconselhamento, pois o ultrassom pré-natal do primeiro trimestre evidenciou gastrósquise, no feto. Nas ultrassonografias de controle, notam-se alças intestinais não recobertas por membranas, com ausência de dilatações, exteriorizadas em relação à parede abdominal anterior associado a sinais de crescimento intra-uterino restrito. Dentre as alternativas, indique aquela que corresponde a MELHOR CONDUTA a ser tomada, neste momento.
Homem de 48 anos vai ao ambulatório com história de hipertensão arterial diagnosticada há 2 meses, em uso regular de enalapril 20 mg/dia, queixando cansaço e fadiga crônicos, sonolência excessiva, chegando a dormir ao assistir TV, ao ler um livro, ou até mesmo em uma fila enquanto aguarda para ser atendido. Esses sintomas iniciaram há 6 meses, de caráter progressivo. É tabagista e sedentário. Ao exame físico: PA = 152/102 mmHg, FC = 96 bpm, IMC = 33,2 kg/m2. A hipótese mais provável e o método de escolha para investigação são, respectivamente:
Compartilhar