Paciente com diagnóstico de abortamento de repetição. Na investigação foi identificada presença de septo uterino, a melhor opção terapêutica seria:
A
Encaminhar para fertilização in vitro
B
Septoplastia histeroscópica
C
Cerclagem uterina
D
Metroplastia de Strassman
E
Conduta expectante
Outras questões
Um paciente do sexo masculino, 25 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar, bilateral, com irradiação para raiz das coxas, de início há quatro meses. Refere que acorda durante a noite pela dor e, quando caminha, a dor melhora. Qual a principal hipótese diagnóstica para esse caso?
Uma paciente de 30 anos apresenta descarga mamilar unilateral e uniductal. Teve seu último parto há três anos e está em uso de DIU (dispositivo intrauterino). Ausência de lesão palpável. Foi realizada coleta de secreção por compressão e confeccionados esfregaços citopatológicos para avaliação diagnóstica. Os esfregaços mostravam grande número de células espumosas (foamy cells), ausência de hemácias e poucas células ductais isoladas ou em pequenos agrupamentos e algumas células bipolares (mioepiteliais), com boa coesão, núcleos uniformes e sem atipias. Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável?
Em doente politraumatizado, com fratura de face, não deve ser considerado como prioridade:
Um lactente de 15 meses apresenta quadro recorrente de tosse com predomínio noturno, sibilância e desconforto respiratório. Nesse caso, qual achado clínico associado pode ser sugestivo de asma?