Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Nefrologia

Paciente com diagnóstico de endocardite bacteriana por Staphylococcus aureus apresenta creatinina sérica de 3,2 mg/dl e, ao exame de urina, proteínas ++, hemoglobina ++ com hematúria e cilindros hemáticos. Sobre estes achados, considerar as assertivas abaixo: I - O complemento sérico C3 deve estar diminuído. II - A biópsia deve revelar nefrite interstical. III - Provavelmente, a função renal melhorará com o tratamento da endocardite. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):

A
Apenas a I
B
Apenas a II
C
Apenas a III
D
Apenas a I e a III
E
Todas as assertivas
MJM tem 65 anos e trabalhou por 30 como tecelã em uma empresa de sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. MJM relatou tomar conta de 20 teares. O ambiente era quente, úmido (era aspergido vapor de água no ambiente para evitar ruptura dos fios) e bastante ruidoso. A paciente queixa-se de perda da audição e principalmente de zumbidos em ambos os ouvidos (como se fosse uma cachoeira), o que no momento, constitui o sintoma que mais a incomoda. A audiometria tonal revelou Perda de Audição neurossensorial com predomínio das perdas nas frequências elevadas (entre 3000 e 6000 Hz), padrão sugestivo de PAIR - Perda de Audição Induzida pelo Ruído. Com relação aos zumbidos que acompanham o quadro, podemos afirmar, EXCETO:
Na classificação CEAP da insuficiência venosa crônica, o estágio C4 corresponde ao aparecimento, no quadro clínico, de:
Um jovem de 18 anos sofreu trauma cranioencefálico após queda de 4 m de altura. Chega ao pronto-socorro imobilizado em prancha rígida, com colar cervical e máscara de oxigênio com 10 L/minuto. Não tem secreções em via aérea e a satO2 é 100%. A ausculta pulmonar mostra murmúrio vesicular presente bilateralmente. Não tem sangramento externo. PA = 120 × 80 mmHg. Pulso: 90 batimentos por minuto. Glasgow: 6. Midríase à direita, com equimose periorbitária bilateral. Em relação ao atendimento inicial deste paciente:
São medidas para o tratamento da hipercalemia, EXCETO:
Compartilhar