Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente com eletrocardiograma mostrando ritmo sinusal com intervalo RR de 15 mm e com QRS positivo em D1 e negativo em aVF. Em aVR o QRS está isodifásico. Marque a resposta correta:

A
Apresenta hemibloqueio anterior esquerdo com eixo elétrico do QRS de +30 graus.
B
Apresenta eixo elétrico do QRS indeterminado.
C
Apresenta frequência cardíaca de 100/min com sinais de sobrecarga ventricular direita.
D
Apresenta eixo elétrico do QRS em -­60 graus.
E
Apresenta ECG compatível com doença do nó sinusal.
Relacione a condição com o agente etiológico da pneumonia e assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA: I - Fibrose cística. II - Síndrome da imunodeficiência adquirida. III - Trabalho em torres de refrigeração. IV - Alcoolismo. a - Klebsiella pneumoniae. b - Pseudomonas aeruginosa. c - Legionella pneumophila. d - Pneumocystis jiroveci.
Um paciente com asma que apresente sintomas diurnos diariamente, sintomas noturnos >1 noite/semana e variabilidade do pico de fluxo expiratório >30% é classificado como tendo asma: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição
Em paciente com SIDA, apresentando linfonodomegalia hiliar e mediastinal e acometimento intersticial pulmonar em associação com quadro neurológico de meningite, deve-se SUSPEITAR de: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição
Mulher de 85 anos, hipertensa, com fibrilação atrial (FA) permanente, recentemente internada por insuficiência cardíaca. Com relação à FA, a conduta DEVE SER:
Compartilhar